Reunião debate alternativas para desenvolvimento sustentável na bacia do rio Mucuri

Representantes do Sisema participaram de reunião pública realizada nesta quinta-feira (4), em Carlos Chagas, região Leste do Estado, para debater e levantar propostas para o desenvolvimento sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri, uma das regiões mais pobres de Minas. A Reunião foi um dos eventos previstos na "Expedição Mucuri".

A ação, promovida pelo Movimento Pró Rio Todos Santos e Mucuri com apoio do Sisema, tem como objetivo conhecer a situação sócio-econômica da bacia e mobilizar a comunidade para propor alternativas para a sustentabilidade da região.

A reunião contou com a participação da comunidade local, especialmente alunos de escolas da região, além das autoridades municipais e legislativas. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, avaliou que a participação da sociedade na construção de políticas sustentáveis de desenvolvimento é uma ferramenta imprescindível para o sucesso de iniciativas socioambientais. "É bom verificar que a sociedade local está mobilizada para construir um processo que possa levar à recuperação do rio e da qualidade de vida", observou.

De acordo com o secretário, devido a um histórico de ocupação predatória, a bacia do Mucuri é umas das mais degradadas de Minas. A região, originalmente coberta pela Mata Atlântica, sofreu forte redução de sua vegetação original. "Ao apoiar a Expedição Mucuri, o Sisema chama atenção para a importância da preservação de um bem fundamental para a sobrevivência do homem em qualquer parte: a água. É vital a recuperação e proteção de nossos recursos naturais para que possamos legar aos nossos descendentes um ambiente equilibrado", afirmou.

Para a presidente do Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri e coordenadora da comissão pró-comitê da bacia do Mucuri, Alice Godinho, estabeleceu-se no mundo um processo civilizatório que tem suas metas em um consumismo alienado e um profundo descompromisso com a própria continuidade da vida, com a justiça social e com o meio ambiente. "Queremos que o nosso Mucuri se transforme em exemplo para o Estado e, quem sabe, para o mundo, como uma região em que seus habitantes se apoderaram e construíram o seu próprio destino na construção da prosperidade e da paz para todos", declarou.

A Expedição Mucuri começou no dia 21 de setembro e irá durar dezessete dias. Durante esse período as equipes irão percorrer 321 quilômetros do rio principal, seis afluentes e os dezessete municípios da bacia. As equipes percorrem o trajeto em barcos, caiaques, veículos, bicicletas e cavalos. As imagens e dados coletados na Expedição serão publicados em livro e vídeo documentário sobre a bacia hidrográfica e no site www.institutomucuri.com.

05/10/2007
Fonte: Ascom/Sisema