CBH Velhas empossa novos membros e elege nova diretoria

Os novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas) serão empossados na próxima terça-feira (18/12), às 14h, durante 42ª reunião ordinária do Comitê, que acontecerá no auditório da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), na rua Mar de Espanha, 525, Santo Antônio, Belo Horizonte.

Serão empossados sete titulares e sete suplentes de cada segmento social para o biênio 2007-2009. Os membros representam instituições públicas estaduais e municipais, usuários de água e sociedade civil organizada. Todos foram selecionados durante um processo eleitoral iniciado em outubro deste ano. “As instituições interessadas em participar do CBH Velhas se cadastraram no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) ou no Comitê e, posteriormente, participaram de reuniões segmentadas e, entre si, definiram qual entidade representaria aquele setor no conselho” explica a gerente do Núcleo de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrografias do Igam, Valdete Mattos.

Após a posse dos membros, são lançadas as candidaturas para a eleição da nova diretoria, que acontece no mesmo dia. Apenas os conselheiros podem se candidatar e têm o direito a voto. A diretoria é composta por presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário e tem a função de coordenar as ações do comitê. “Os representantes do CBH têm a atribuição de discutir os principais desafios ambientais da bacia do rio das Velhas, além de planejar ações e tomar decisões sobre os usos múltiplos da água na região”, explica.

O CBH Velhas foi o primeiro comitê de bacia instituído no Estado de Minas Gerais, no ano de 1998, e, atualmente, tem como principal desafio alcançar a Meta 2010 - Revitalização do Rio das Velhas em seu Trecho Metropolitano. Lançada em 2003 pelo Projeto Manuelzão, a Meta 2010 foi incorporada ao Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia em 2004. Este ano, a Meta se transformou em Projeto Estruturador do governo do Estado. “O objetivo é melhorar as condições ambientais da bacia do rio das Velhas, de modo a permitir a navegação, a pesca e o nado em seu trecho mais poluído, até o ano de 2010”, explica a gerente-adjunta do Projeto, Myriam Mousinho. O Projeto Meta 2010 é um dos quatro Estruturadores sob coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.