Inscrições abertas para o Fórum das Águas

Já estão abertas as inscrições para os mini-cursos do 7º Fórum das Águas de Minas Gerais, que acontecerá em Belo Horizonte de 24 a 28 de março. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo sítio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (www.igam.mg.gov.br) na internet. Serão oferecidos sete mini-cursos nos dias 25 e 26 e as vagas são limitadas.

Para a manhã do dia 25, estão programados os mini-cursos ‘Regularização Ambiental’ e ‘Comitês de Bacias Hidrográficas: competências e experiências’. À tarde, será oferecido o de ‘Planejamento de Recursos Hídricos’. No dia 26, pela manhã, ‘Alternativas de Captação de Água para Abastecimento de Pequenas Comunidades’ e ‘Sistema de Monitoramento de Enchentes’. Para encerrar, serão oferecidos, à tarde, os cursos de ‘Zoneamento Ecológico Econômico’ e ‘Elaboração de Projetos Ambientais para Captação de Recursos do Fhidro (Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais)’.

Além dos mini-cursos, a programação do 7º Fórum das Águas em Belo Horizonte irá oferecer seminários, debates, encontros ambientais e atividades culturais e educativas em diferentes espaços da capital mineira. O evento é promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Igam, pelo Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Federação das Indústrias de Minas Gerias (Fiemg), Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Regionalização - Em sua sétima edição, o Fórum das Águas de Minas Gerais é um dos mais importantes eventos técnico-educativos sobre a gestão dos recursos hídricos do País e terá um novo formato. Em 2008, o evento será regionalizado: acontecerá em Belo Horizonte e nas bacias hidrográficas dos rios Jequitinhonha, Doce, Verde, Mucuri, Velhas, Entorno da Represa de Três Marias, Jequitaí e Pacuí e Pandeiros e Calindó.

O Fórum das Águas de Minas Gerais reúne as ações do Estado, municípios, setor produtivo, sociedade civil e comitês de bacias hidrográficas e tem como objetivo promover a interação desses atores na busca pelo uso sustentável dos recursos hídricos em Minas. “O Fórum das Águas é um evento estratégico para envolver a sociedade mineira nas discussões sobre os desafios da gestão das águas no Estado”, defende a diretora-geral do Igam, Cleide Izabel Pedrosa de Melo. “A regionalização do evento é fundamental para potencializarmos o diálogo com os municípios e divulgarmos as ações do Sisema, que também atua de forma regionalizada”, complementa.

Clique aqui para acessar a programação completa