Projeto de fortalecerá gestão das águas

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) irá lançar nesta quinta-feira (28/02), em Almenara, o projeto ‘Construindo a Gestão das Águas nas Bacias Hidrográficas dos Rios Jequitinhonha, Pardo, Mucuri e São Mateus’. O evento será realizado às 9h30, no auditório da Universidade do Paraná (Unopar), rua Severiano Coutinho, 448, Centro.

O objetivo do projeto é fortalecer e incentivar a participação da sociedade na gestão participativa das águas, além de capacitar os membros dos comitês de bacias hidrográficas da região. “Pretendemos construir uma relação de parceria e de co-responsabilidade com os atores sociais dessas bacias para a gestão dos recursos hídricos”, explica a diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Igam, Luiza de Marillac Camargos.

Dentre as ações do projeto, destacam-se um ciclo de palestras sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, capacitação para os membros dos comitês e comissões pró-comitê locais, entre outras ações de sensibilização de lideranças locais para a cidadania. As atividades serão desenvolvidas até junho deste ano nos principais municípios da região, entre eles, Almenara, Turmalina, Águas Vermelhas e Diamantina.

Essas ações estão previstas no Projeto Estruturador “Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas”, e conta com a parceria da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Jequitinhonha e do Leste de Minas, os Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Mosquito e Araçuaí e das Comissões Pró-Comitê do Alto do Jequitinhonha, do Médio e Baixo Jequitinhonha, do Mucuri, do Pardo e do São Mateus, além de Prefeituras da região.

Ascom/Sisema
26/02/2008