7º Fórum as Águas destaca ações da Meta 2010

O balanço das ações previstas e já executadas pelo Projeto Estruturador Revitalização do Rio das Velhas – Meta 2010 foi tema de ciclo de debates realizado nessa quarta-feira (26) na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento faz parte da programação do 7º Fórum das Águas de Minas Gerais, que dura até essa sexta-feira (28).

O ciclo de debates contou com a participação do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho e do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da ALMG, deputado Sávio Souza Cruz (PMDB).

O gerente-adjunto do Projeto Estruturador e superintendente de Serviços e Tratamento de Efluentes da Copasa, Ronaldo Matias de Sousa, fez um relato das intervenções já realizadas pela Companhia para a melhoria sanitária da região de abrangência da Meta 2010. De acordo com ele, a Companhia irá investir, até 2010, R$ 1,2 bilhão. As ações prioritárias são, entre outras, aumento das redes coletoras, interceptores, estações elevatórias e de tratamento de esgoto. Em 2008 os investimentos serão de R$ 247 milhões.

Segundo a coordenadora executiva da Meta 2010, Myriam Mousinho, o grande foco de recuperação da bacia é o saneamento, mas também estão sendo realizadas ações de recuperação da base florestal e de educação ambiental com a comunidade local, além de mobilização dos setores industrial, minerário e agrícola para minimizar os impactos ambientais dos empreendimentos. Mousinho informou também que está sendo elaborado um programa de saneamento ambiental para a bacia do Ribeirão da Mata, curso d’água que passa por uma região considerada de alta relevância para o Governo, o Vetor Norte de Belo Horizonte.

“Levar o esgoto não tratado às estações de tratamento de esgoto (ETEs) que já possuem capacidade instalada para tratá-lo é um dos grandes desafios da Meta”, explica Ronaldo Matias. O gerente-adjunto informa que a ocupação de margens de córregos por habitações irregulares interfere na implantação de interceptores de esgoto. Ele informou que serão destinados recursos de R$ 25 mi por meio do Fundo de Recuperação e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado (Fhidro) para financiar ações da Prefeitura de Belo Horizonte visando o reassentamento de famílias. O programa irá viabilizar que a Copasa implante receptores na bacia do Ribeirão Isidoro, um dos principais afluentes do Ribeirão do Onça. A ação irá beneficiar diretamente cerca de 80 mil pessoas e será de grande relevância para os objetivos da Meta.

Retorno de peixes indica melhoria das águas do Velhas

O resultado da melhoria da qualidade das águas já é visível no rio das velhas, principalmente em conseqüência das intervenções realizadas nos ribeirões Arrudas e Onça. De acordo com o coordenador do Projeto Manuelzão para a Meta 2010, Antônio Thomaz da Mata Machado, já foi comprovado o retorno ao rio de espécies de peixes que não sobrevivem a poluição e que há muito tempo não eram registradas no Velhas, como o dourado, surubim e o matrinxã. A volta das espécies foi detectada pelo programa de biomonitoramento realizado pelo Manuelzão.

“A presença de peixes indica que há mais oxigênio na água é uma conseqüência do aumento do tratamento de esgoto e sinal de que o lixo está tendo um destino adequado, que as leis de ocupação de uso e solo estão sendo obedecidas, que as cidades estão cuidando de seus cursos d’água e que as pessoas estão sensíveis à Meta 2010”, declara Thomaz.

26/03/2008
Fonte: Ascom / Sisema