Primeiro Comitê de Bacia Integrado é instalado em Minas Gerais

De forma pioneira no país, foram empossados no último dia 27 os membros do primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) composto pela integração de Comitês de rios de domínio da União e de domínio estadual. Localizado no município de Extrema, no Sul de Minas, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba/Jaguari (PJ1) irá atuar de forma integrada com o CBH PCJ (Piracibaca, Capivari e Jundiaí), Comitê de Rios de domínio da União.

Inicialmente, os 12 membros do CBH PJ1 irão trabalhar para a construção do Plano da Bacia. Participam do Comitê representantes de instituições públicas estaduais e municipais, usuários de água e sociedade civil organizada.

O Ato Governamental nomeando os membros para composição do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba/Jaguari foi publicado no dia 27 de Fevereiro de 2008. Segundo a Diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Luiza de Marillac Moreira, essa instalação tem fundamental importância e irá possibilitar o desenvolvimento de ações integradas entre Estado e União. “A instalação desse Comitê consolidará o modelo estabelecido na legislação, de integração de uma bacia de rio de domínio Federal com rios de domínio estadual”, ressalta.

CBHs – Os Comitês são órgãos normativos e deliberativos que têm por finalidade promover o gerenciamento de recursos hídricos em suas respectivas bacias hidrográficas. São competências dos comitês, entre outras: promover o debate sobre as questões hídricas; arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados com o uso da água; aprovar e acompanhar a execução do plano de recursos hídricos da bacia, bem como estabelecer mecanismos de cobrança pelo uso da água, sugerindo valores a serem cobrados e aprovando planos de aplicação de recursos oriundos da cobrança.

Os comitês são instituídos por ato do Governador do Estado e são compostos por representantes do poder público municipal e estadual, dos usuários e de entidades da sociedade civil ligadas a recursos hídricos. Em Minas Gerais, existem 31 comitês instituídos e nove comissões pró-comitês.

Ascom / Sisema

28/03/08