Campanha de Regularização chega à microrregião de Poços de Caldas

Entre os dias 15 e 17 de abril o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) irá realizar reuniões públicas para divulgação da “Campanha de Regularização do Uso dos Recursos Hídricos em Minas Gerais - Água: faça o uso legal”, na microrregião de Poços de Caldas, localizada no Sul de Minas. As reuniões acontecem nas cidades de Monte Sião (15/04), Poços de Caldas (16/04) e Andradas (17/04) com o objetivo de divulgar a Campanha e orientar os usuários de água quanto à importância da regularização.

A região é banhada pela Bacia Hidrográfica dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo, que abrangem uma área de drenagem de 35.742 km², sendo 17% em Minas Gerais e 83% em São Paulo. A parte mineira da bacia é composta por 19 municípios e atinge uma população estimada de 378.631 mil habitantes. Localizada no Sul-sudoeste de Minas, a bacia possui clima úmido, com média de um a dois meses de seca por ano e uma disponibilidade hídrica acima de 20 litros por segundo por quilômetro quadrado.

Previstas para acontecerem até o mês de julho em diversas regiões do Estado, as reuniões são organizadas com apoio das prefeituras, parceiros e Comitês de Bacia e são abertas à participação popular. Nesta primeira etapa os usuários têm a oportunidade de realizar o Registro do Uso da Água como instrumento de regularidade temporária. A partir de julho, quando começa a segunda fase da Campanha, os usuários registrados serão convocados para a regularização formal, ou seja, para a concessão da outorga ou certificado de uso insignificante.

De acordo com a diretora-geral do Igam, Cleide Pedrosa, a intenção das reuniões regionais é levar o conhecimento sobre a necessidade da legalização do uso dos recursos hídricos para, posteriormente, iniciar os trabalhos de fiscalização. “Desta forma, é possível garantir que todos tenham a oportunidade de buscar a regularização antes das ações de fiscalização”, explica. Somente estão dispensados do registro usuários que utilizam exclusivamente água fornecida por concessionárias como Copasa e SAAE e, ainda, os que já estiverem em situação regular.

O registro é gratuito, realizado por meio do preenchimento de um formulário fornecido pelo Igam e pode ser feito nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams), escritórios do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e no site do Igam (www.igam.mg.gov.br). Durante o período da Campanha, serão também instalados postos temporários de atendimento em diversos municípios, com  datas previamente divulgadas.

Agenda:

Monte Sião

Data:15/04/2008
Horário: 9h
Local: Centro de Cultural Itália Zucato Pacchioni - Rua Maurício Zucato, s/no (ao
lado da Prefeitura Municipal)

Poços de Caldas

Data: 16/04/2008