Projeto Água Viva lança cartilha educativa

Foi lançada, esta semana, nos municípios de Paracatu e Unaí, a Cartilha Educativa ‘Meio Ambiente em Equilíbrio, Desenvolvimento Sustentável e Justiça Social’. A publicação é resultado do Projeto Água Viva na Sub-bacia do rio Paracatu, e compila os resultados do Fórum de Educação Ambiental, realizado em Paracatu,  em 2007.

Segundo o Analista Ambiental da Diretoria de Educação e Extensão Ambiental do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), Ricardo Cottini, idealizador do projeto, tal material didático será aplicado tanto para a educação no ensino formal, como para produtores rurais. “Trata-se de uma cartilha com textos em linguagem simples, que aborda temas importantes como a proteção de nascentes e veredas, matas ciliares, proteção do solo, queimadas, pesca e relação entre o homem e a natureza”, explica.

A cartilha será distribuída para alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental em todas as escolas públicas e privadas dos municípios de Paracatu e Unaí, na  região do Baixo-Paracatu. “A expectativa é que o material atinja cerca de 14 mil alunos. A partir da cartilha, os professores trabalharão o tema meio ambiente com os estudantes de forma transversal, mediante treinamentos que estão sendo feitos em cada município”, diz Cottini.  Já com os produtores rurais, o trabalho será de extensão, feito pelos técnicos do Núcleo de Florestas e Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram Noroeste), com o apoio da Polícia Ambiental.

Os municípios de Brasilândia e João Pinherio receberam as cartilhas em março deste ano e já estão trabalhando o tema. As próximas cidades onde o material será lançado são Santa Fé, Dom Bosco, Natalândia e Cabeceira Grande. Esta ação está sendo realizada em parceria com a 28ª Superintendência Regional de Ensino de Paracatu e Secretarias Municipais de Educação, com integração dos Regionais do Norte e Noroeste do IEF ,  Supram e Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar (DMAT).

Projeto - O projeto “Água Viva” tem como prioridade a atividade de pesca e a conservação dos recursos hídricos. Estão sendo desenvolvidas ações de educação ambiental junto a pescadores e usuários dos cursos d´água da sub-bacia do rio Paracatu, focando a conscientização integrada entre a atividade da pesca e os demais usos dos recursos hídricos.

Data: 10/04/08
Fonte: Ascom / Sisema