Inscrições abertas para o Fórum das Águas dos Rios Preto e Paraibuna

Já estão abertas as inscrições para o 1º Fórum das Águas dos Rios Preto e Paraibuna, que acontecerá em Juiz de Fora, Zona da Mata Mineira, entre os dias 28 e 30 de abril. O evento é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna e Pomba e Muriaé, com o apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas e parceiros regionais. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Na programação, palestras e cursos com discussões sobre os avanços na gestão das águas na bacia, além de propostas para melhorar a qualidade ambiental da região. “O objetivo é informar e mobilizar a sociedade local para que ela possa participar das decisões relacionadas aos recursos hídricos na nossa bacia”, explica o presidente do CBH Preto e Paraibuna, Paulo Afonso Valverde. Ele destaca que a política de recursos hídricos do país prevê uma gestão descentralizada e participativa e complementa: “outro objetivo é integrar as gestões das águas, meio ambiente e saneamento para garantir o desenvolvimento sustentável da região”.

O evento faz parte do Fórum das Águas de Minas Gerais, que acontece tradicionalmente em Belo Horizonte, e este ano contou com dez eventos regionais. “O Fórum das Águas é estratégico por envolver a sociedade mineira nas discussões sobre os desafios da gestão das águas no Estado”, afirma a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Izabel Pedrosa de Melo. “A regionalização do evento é fundamental para intensificarmos o diálogo com os municípios e divulgarmos as ações do Sisema, que também atua de forma regionalizada”, complementa.

Programação

A solenidade de abertura do evento está agendada para o dia 28 (segunda-feira), às 19h, e tem como convidados o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, o secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e Amazônia Legal, Eustáquio Luciano Zica, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, dentre outras autoridades. A cerimônia e as demais atividades do evento acontecerão no Ritz Plaza Hotel - Av. Barão do Rio Branco, 2000, Centro, Juiz de Fora.

As atividades técnicas começam na manhã do dia 29 (terça-feira), com a exposição de experiências bem sucedidas na gestão das águas no país, feita pelos Governos Federal e Estadual e pelos comitês de bacias hidrográficas. Outro destaque é a apresentação do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata) que realiza desde 2003 ações de conservação e recuperação florestal nos municípios da região. No mesmo horário, será realizado curso de capacitação para gestores municipais. À tarde, os interessados podem participar do curso ‘Acesso à Água: Direito Fundamental’ e ‘A Função Social dos Comitês de Bacias Hidrográficas’.

Na quarta-feira, 30, as palestras irão abordar as experiências do setor de saneamento na bacia. À tarde serão apresentadas as diferentes fontes de financiamento e investimentos em projetos e ações e conservação dos recursos hídricos. Na manhã do mesmo dia será oferecido o curso sobre regularização ambiental e à tarde, de educação ambiental.

Clique aqui para acessar a programação completa