Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Parceria entre Igam e Cetec possibilita monitoramento da qualidade das águas em Minas

PDFImprimirE-mail

Desenvolvido há 11 anos pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Projeto Águas de Minas permite a identificação das tendências da situação de qualidade das águas em Minas Gerais. Realizado em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), o projeto gera dados indispensáveis ao gerenciamento correto dos recursos hídricos no Estado.

Os setores de Medições Ambientais (SAM), de Análises Químicas (STQ) e Recursos da Água (SAA) do Cetec realizam, em conjunto, todo o processo de coleta e análise das águas. Atualmente existem 460 estações de coleta, distribuídas em oito bacias hidrográficas, abrangendo mais de 98% da área total de Minas Gerais.

Após tratamento dos resultados das análises laboratoriais, o Igam calcula o Índice de Qualidade de Águas (IQA) e a Contaminação por Tóxicos. As informações são, então, divulgadas pelo Instituto por meio de um mapa anual de qualidade das águas, no qual é possível visualizar o nível de qualidade apresentado por trechos do curso d’água e a contaminação por tóxicos pontualmente. 

As coletas de água são realizadas em campanhas trimestrais, nas quais são analisados até 50 parâmetros físico-químicos, biológicos e ecotoxicológicos em cada ponto por vez. Este trabalho possibilita que o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e seus órgãos vinculados (Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam e Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam) identifiquem e implementem estratégias de aperfeiçoamento de seus instrumentos gerenciais. O Projeto Águas de Minas possibilita, ainda, aos órgãos ambientais do Estado, o acompanhamento da efetividade das ações de controle das fontes de poluição e degradação ambientais.  

A equipe diretamente envolvida no Projeto é composta por mais de 40 profissionais, entre pesquisadores e técnicos de laboratório. Somente as coletas demandam, em média, um trabalho contínuo de oito profissionais do Cetec, que viajam por todo o Estado, percorrendo aproximadamente 27 mil quilômetros a cada trimestre. O Igam determina os locais, a freqüência e os parâmetros a serem analisados, enquanto o Cetec trabalha pela qualidade dos resultados laboratoriais.

 

07/05/2008 
Ascom / Sisema

 

 

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades