Igam assina contrato para elaboração do plano integrado do rio Doce

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) assinou, dia 29 de abril, contrato para a elaboração do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIRH) e dos Planos de Ações de Recursos Hídricos das Bacias Afluentes (PARHs). A empresa vencedora da licitação foi o Consórcio Ecoplan-Lume, que deve iniciar o trabalho em maio e terá 15 meses para a conclusão dos Planos.

O contrato é fruto de um convênio firmado entre o Igam, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (IEMA), em agosto em 2008. O convênio contempla a bacia de domínio da União, seis bacias afluentes no Estado de Minas Gerais e três no Estado do Espírito Santo.

De acordo com a diretora-geral do Igam, Cleide Izabel Pedrosa de Melo, o Plano trará um conjunto de diretrizes, metas e programas para assegurar o uso racional da água na bacia do rio Doce e será elaborado de maneira articulada com os planos de bacias afluentes. “A elaboração do plano integrado resultará em um diagnóstico mais preciso sobre os principais desafios ambientais da bacia, além de estimular a gestão compartilhada e descentralizada dos recursos hídricos”, garante.

Pelo convênio, o Igam irá investir R$ 1,8 milhão na elaboração dos planos para a bacia do rio Doce. Os recursos são provenientes do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). A ANA investirá R$ 600 mil e o Governo do Espírito Santo, R$ 300 mil.   Ascom / Sisema
07/05/08