Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam realiza oficina de Produção mais limpa no CBH Piranga

PDFImprimirE-mail

Pensando na racionalização do uso de recursos hídricos e na redução do consumo de matéria-prima e insumos, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), realiza no dia 20 de maio, a partir das 9 horas, oficina de sensibilização sobre “Produção mais Limpa”.

Voltado para os integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga, o evento acontece na Associação dos Municípios do Vale do Piranga - AMPAPI (Rua Jaime Pereira, 127, Bairro Progresso – Ponte Nova) e tem como objetivo aliar benefícios ambientais e econômicos como ferramentas para a melhoria da gestão ambiental. As inscrições são gratuitas e devem ser confirmadas pelo endereço Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A realização da oficina é parte de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Igam, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) para estabelecer mecanismos de articulação que dêem agilidade às soluções para os problemas relacionados aos recursos hídricos, consolidando uma gestão integrada, descentralizada e participativa.

Segundo a diretora de gestão de recursos hídricos do Igam, Luiza de Marillac, a capacitação de recursos humanos do setor industrial é o primeiro passo para a otimização do consumo de água no âmbito do processo produtivo industrial. A diretora destaca, também, a importância da modernização de equipamentos, de práticas de reciclagem e reuso da água. “A promoção do uso racional dos recursos hídricos e da energia elétrica proporciona o desenvolvimento sustentável das diversas regiões do Estado, além de permitir que as pequenas e médias indústrias reduzam custos e tornem-se mais competitivas nos mercados interno e externo”, explica.


Programação da oficina de sensibilização

9h às 9h30 – Abertura – “Contextualizando o tema no âmbito do TCT - Gestão de Recursos Hídricos”

9h30 às 10h30 - Sistema Nacional e Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos - Igam

10h30 às 11h30 - Água como bem econômico - ANA (cobrança e uso racional da água nas indústrias)12h às 13h30 - Almoço13h30 às 15h - Palestra Ambiental – Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e Instituto Estadual de Florestas (IEF)

15h às 17h - Programa de Produção Mais Limpa - P+L

Local: Associação dos Municípios do Vale do Piranga (AMPAPI)
Rua Jaime Pereira, 127, Bairro Progresso – Ponte Nova

Informações: (31) 3881-3408 / (33) 3352-1883 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


16/05/2008
Fonte: Ascom / Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades