Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Parceria entre Igam e Utramig promove pós-graduação em Gestão Ambiental

PDFImprimirE-mail

Em parceria com o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) deu início na última semana ao curso de pós-graduação em Gestão Ambiental com ênfase em Recursos Hídricos. Com duração de um ano e aulas aos sábados, o curso é coordenado pela Diretoria de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do Igam. O objetivo é capacitar o pessoal do Sisema, além de compartilhar conhecimentos com alunos externos aos órgãos ambientais do Estado.

Na aula inaugural, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, ministrou uma palestra sobre o histórico da gestão das águas no país. "A sociedade está em um estágio de preocupação com o meio ambiente, o que falta é passar da preocupação para a ação. Com a instituição das políticas nacional e estadual de recursos hídricos já foi dado um importante passo na gestão das águas, mas ainda podemos avançar", afirmou.  

Carvalho ressaltou ainda que o Sisema tem, além desta, outras iniciativas com instituições conceituadas de ensino para trabalhar o aperfeiçoamento dos funcionários da casa. "O Sisema mantém parcerias com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para cursos de mestrado e pós-graduação, além de outras envolvendo ensino e pesquisa", observou.  

Na seqüência, diretor-geral da Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia (SRH-BA), Júlio Rocha, ministrou palestra sobre a gestão das águas em território baiano, resumindo as ações do Estado no que se refere à gestão desse importante recurso natural. Sobre o novo curso, Rocha elogiou a iniciativa de Igam e Utramig para o aperfeiçoamento da formação profissional em meio ambiente.

Mais informações: www.utramig.mg.gov.br

 

Data: 20/05/08
Fonte: Ascom / Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades