Sisema inicia comemorações da Semana do meio ambiente

A Semana do Meio Ambiente foi aberta nesta quarta-feira (4) em solenidade realizada no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Na ocasião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, fez uma avaliação da evolução da gestão ambiental em Minas nos últimos cinco anos.

Carvalho destacou a melhoria de indicadores relativos à disposição de resíduos sólidos urbanos e tratamento de esgoto, que obtiveram uma elevação sensível na atual gestão do Governo. A população atendida por sistemas adequados de tratamento de lixo mais que dobrou desde de 2003. Atualmente 40,5% da população urbana é beneficiada, totalizando mais de seis milhões de pessoas. Em relação ao esgoto, o aumento é mais expressivo, o número de habitantes atendidos por sistemas de tratamento de esgoto aumentou 500%.

Outro ponto destacado pelo secretário foi a modernização das ferramentas utilizadas para a gestão ambiental em Minas Gerais, dentre elas a finalização do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para os setores de transporte e energia. "Minas é o primeiro Estado fora da Amazônia a ter 100% do seu território coberto pelo Zoneamento. Essa ferramenta, em conjunto com a Avaliação, está promovendo um avanço considerável nos processos de regularização ambiental, pois confere agilidade e precisão nas análises dos empreendimentos", sublinhou.

O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, destacou o aniversário de um ano do CMRR, também comemorado na semana do meio ambiente. Na avaliação de Junqueira, o Centro vem cumprindo o papel de ser um espaço público que reúne representantes do governo, setor empresarial, academia e sociedade civil para promover a troca de conhecimentos em benefício da população, em especial na gestão resíduos. "Hoje o lixo que geramos nas nossas casas é muito mais complexo do que há dez anos, por isso precisamos repensar nossos hábitos de consumo. O Centro tem o papel de levar as pessoas à reflexão para combatermos as causas em vez de só nos focarmos nos efeitos", avaliou.

Agenda cheia - As comemorações da Semana do Meio Ambiente irão até a dia 12 de junho, com várias atividades para a população do Estado. Na quinta-feira (5), na Ponte Velha de Santa Luzia será realizado o Ato Meta 2010, a partir das 10h. O evento, uma parceria do Sistema Estadual de Meio Ambiente com a Prefeitura de Santa Luzia, Comitê de Bacia do Rio das Velhas e Projeto Manuelzão, tem como objetivo informar a população sobre o desenvolvimento da implantação da Meta 2010, Projeto Estruturador do Governo de Minas voltado para a revitalização da bacia do Rio das Velhas. No Local, serão instaladas tendas onde os parceiros da Meta 2010 irão expor as ações implementadas até o momento e informar ao público em geral sobre o Projeto.

Para quem se preocupa em saber como suas ações podem prejudicar o meio ambiente, também no dia 5, computadores instalados na portaria da sede do Sisema (rua Espírito Santo, 495 - Centro) vão ajudar no cálculo da emissão de CO2 de cada indivíduo. Por meio de um programa específico, o público poderá responder perguntas sobre seus hábitos diários e ver a quantidade de gás carbônico que produz.

Na segunda-feira (09), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) inaugura as obras de infra-estrutura realizadas no Parque Estadual do Ibitipoca. Cerca de R$ 2 milhões foram investidos na unidade de conservação para reforma e construção de novas instalações, que melhoraram ainda mais a infra-estrutura de apoio a visitantes e pesquisadores. Os recursos são do Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata/MG).

Entre os dias 4 e 12 deste mês, na Estação Central do Metrô e no Minas Shopping, estarão expostas fotos que retratam a fauna e a flora de Minas Gerais. No metrô será possível ver registros feitos nos Parques Estaduais de Minas Gerais, sob a lente do fotógrafo Evandro Rodney. No shopping, está o acervo de Joaquim Martins da Silva Filho, que também registrou as belezas naturais do Estado. "A idéia é levar para o meio urbano fotos do que temos nas unidades de conservação de Minas e aguçar o interesse das pessoas em conhecê-las", destaca Rodney.