Concurso de fotografia estimula o amor à natureza

Os vencedores do 18º Concurso Nacional "Fotografe a Natureza" foram premiados em cerimônia realizada nesta quarta-feira (04), na sede do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), em Belo Horizonte. Durante o evento, os organizadores inauguraram, ainda, uma exposição fotográfica com as 1.300 as imagens inscritas no concurso.
Promovido pela Sociedade Ornitólogica Mineira (SOM) em parceria com a Fundação Zôo Botânica de Belo Horizonte, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o apoio da revista JB Ecológico, o concurso tem o objetivo de estimular o amor à natureza e a consciência ambiental.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, as fotografias expostas revelam que ainda há no planeta muita natureza preservada a ser registrada. Carvalho aproveitou para alertar sobre a necessidade de mudança de comportamento quanto às questões ambientais. "É necessário perder a indiferença, já que essas mudanças não acontecerão apenas com leis. Conseguimos deixar a indiferença e passar para a preocupação, mas é necessário passar da preocupação para a ação", constatou.

Na edição 2008 do concurso, o número de imagens inscritas foi o maior desses 18 anos. Desta vez, foram também inscritas fotografias da biodiversidade de outros países, além das já tradicionais imagens da flora e fauna brasileiras.

Presente à cerimônia, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos, enalteceu os vencedores. "O respeito à natureza, mais do que uma obrigação, é um ato de amor, como objetiva este concurso".

Vencedores

"Flores de campos rupestres" de Marcelo André Rodrigues Borges, de Belo Horizonte, foi a fotografia vencedora do 18º Concurso Nacional "Fotografe a Natureza". "Maritaca", de Luiz Cavalcanti Damasceno, do Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar. "Vento e calor", de Hildburg Schiemann, de Porto Alegre, "Pedra branca", de Eunice Vasques, de Niterói (RJ), e "Pico das prateleiras", de Renato Miranda, de Juiz de Fora (MG) ficaram, respectivamente, com o terceiro, quarto e quinto lugares.

Receberam menção honrosa as fotografias "Vista do parque", de Anita Soares (Rio de Janeiro); "Criança ao pôr do sol", de Elder Vieira Salles (Rio de Janeiro); "Isla de los lobos", de Geni Maria Peres Lobato (Belo Horizonte); "Flores de restinga", de Marcelo André Rodrigues Borges (Belo Horizonte) e "Campo florido", de Marcio Hamilton Protzner de Oliveira (Belo Horizonte).

Pelo júri especial mereceram destaque as fotos intituladas "Casca d'anta", "Mata Atlântica e quaresmeira", "Parque Estadual dos Três Picos", "Saíra-preciosa" e "Urubu".

As fotografias ficarão expostas até 13 de junho, exceto sábado e domingo, no hall do 3º andar da sede do Sisema (Rua Espírito Santo, 495, Centro, Belo Horizonte).

Data: 05/06/08
Fonte: Ascom / Sisema