Avanços na Meta 2010 são celebrados no Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), Governo de Minas e sociedade civil preparam um ato público para comemorar os avanços das ações do projeto ‘Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – Meta 2010’, uma das principais ações do Governo de Minas voltadas para a revitalização do Rio São Francisco. O ato público acontecerá às 10h, na Ponte Velha, no Centro de Santa Luiza, a 27 quilômetros de Belo Horizonte, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. Antecedendo a solenidade, haverá uma carreata que sairá às 7h30 da Igreja Matriz de Santa Luzia até a Ponte Velha, onde acontecerá ato religioso, às 8h.

Durante o encontro, será apresentado o balanço das ações realizadas pelo projeto de revitalização do Rio das Velhas que têm permitido a melhoria na qualidade das águas do rio a partir da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Dentre as ações, está a conclusão do conjunto de obras de interceptores implantados com o objetivo de eliminar pontos de lançamento de esgoto in natura no rio. Até 2010, estão previstos investimentos de R$1,2 bilhão na bacia.

Dentro de dois meses, serão concluídos os interceptores dos bairros Serra, Acaba Mundo e Cercadinho, num total de 58 km. Com essas obras, praticamente todo o esgoto da Zona Sul de Belo Horizonte será interceptado e levado diretamente à ETE Arrudas, em Sabará. Também serão concluídos 8 km de interceptores em Venda Nova, com destino à ETE Onça, evitando que o esgoto da região seja lançado no ribeirão Isidoro.

A implantação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) é outra ação de destaque. Já estão em funcionamento a ETE Arrudas, inaugurada em 2002, e a ETE Onça, inaugurada em junho de 2006 que já trata cerca de 60% do total de esgoto gerado na bacia.  Até o final do ano será concluída a ETE Nova Pampulha , em Vespasiano.

Com investimento de cerca de R$ 64 milhões da Copasa, as obras de tratamento secundário da ETE Onça estão em andamento e vão elevar o percentual de remoção da poluição de 70% para 92%. A previsão é que fiquem prontas até fevereiro de 2010.

Ato público e feira

Durante o ato público, na ponte Velha, os participantes poderão visitar também a Feira Ambiental, que começa a funcionar nesta quarta-feira (04/06) no local. No espaço, parceiros da Meta 2010 irão expor as ações implementadas e informar ao público em geral sobre o projeto. A Feira funciona de 9h às 11h e de 14h às 16h. A entrada é gratuita. O ato público está sendo organizado em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia, Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas, Projeto Manuelzão e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Meta 2010

O projeto estruturador “Meta 2010 Navegar, pescar e nadar no rio das Velhas em sua passagem pela Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2010” pretende reenquadrar da classe III para a classe II o trecho do Rio das Velhas que passa pela RMBH. Mudar a classificação significa que a água poderá ser destinada ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional, a atividades de lazer (natação, esqui aquático e mergulho), à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas e à criação de peixes (aqüicultura).

Para a melhoria da qualidade da água, é necessário reduzir substancialmente o volume de esgoto e lixo lançado no Rio das Velhas. Um dos instrumentos é a implantação e o funcionamento de ETEs.

Os efluentes lançados clandestinamente nos cursos d'água também são alvo das ações para se alcançar a Meta 2010.Os resultados dos investimentos do Governo do Estado já são perceptíveis. Estudos feitos pela UFMG revelam uma melhoria significativa na qualidade das águas do Rio das Velhas após a operação da ETE Arrudas. Isso pode ser constatado pelo número de espécies de peixes encontrado em 2005, em Curvelo, Corinto e Lassance, muito superior ao registrado em 1999. Um grande aquário foi instalado na ETE Arrudas para mostrar as diferentes espécies de peixes que voltaram a habitar o Rio das Velhas nesse trecho.

O conjunto de ações para revitalização do Rio das Velhas é coordenado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), em articulação com Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Velhas, prefeituras municipais da bacia, Copasa, serviços municipais de saneamento, secretarias de Estado, organizações não-governamentais, Projeto Manuelzão, comunidade e empresas.

Data: 04/06/08
Fonte: Ascom / Sisema