Cursos de educação ambiental capacitam comissões interinstitucionais

Semad realiza cursos de capacitação em Educação Ambiental na Gestão para os componentes das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental de Minas Gerais (CIEAs).
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza a partir deste mês cursos de capacitação em Educação Ambiental na Gestão para os componentes das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental de Minas Gerais (CIEAs). A programação tem início na próxima semana, nos dias 17 e 18 de junho, no município de Ubá. Na seqüência, os CIEAs de Diamantina (02 e 03 de julho), Divinópolis (05 e 06 de agosto), Governador Valadares (19 e 20 de agosto), Uberlândia (26 e 27 de agosto), Pouso Alegre (02 e 03 de setembro) e Montes Claros (09 e 10 de setembro) também irão sediar o evento. Serão abertas 30 vagas por Comissão e as inscrições podem ser realizadas diretamente nos CIEAs.

Desde 2005, no início do processo de criação e implantação das CIEAS regionais, a Semad já realizou um curso básico de Educação Ambiental, um curso de Capacitação e Mobilização Social e outro de Capacitação para Elaboração de Projetos para o Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro).

O objetivo das próximas reuniões é fazer com que os participantes das CIEA´s possam elaborar coletivamente conceitos referentes à gestão da política pública de Educação Ambiental em sua mesorregião. Para atingir os objetivos propostos serão abordadas as principais vertentes da Educação Ambiental, reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). “Essa capacitação é importante para que os membros das CIEAs possam adquirir mais desenvoltura e bagagem. Também é fundamental para que contribuam, aplicando esses conhecimentos, na elaboração de projetos na área de Educação Ambiental”, ressalta Ana Maria Silva, gestora ambiental da Semad.

O curso será ministrado pela empresa Bios Consultoria, sediada em Belo Horizonte, e executado pela Educadora Ambiental, Enilda Avelar. Com duração de 16 horas, o curso acontece nas cidades sede de cada CIEA e tem como proposta atividades que incluem exercícios de contextualização histórica e geográfica dos marcos da EA no País, no Estado e na mesorregião; estudos de casos de Educação Ambiental na iniciativa privada, no setor público e no licenciamento ambiental; e, ainda, análise de documentos e vídeos com as principais matrizes de valores da EA no Brasil.

CIEAs – As Comissões Interintitucionais de Educação Ambiental foram criadas para permitir o diálogo entre os diversos setores da sociedade e efetivar a implantação da Política Nacional de Educação Ambiental.

Na esfera federal, foi criado um Órgão Gestor formado por um Comitê composto por 13 representantes da sociedade civil e de instituições federais, estaduais e municipais.  Essa comissão é composta por representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação. Assim, os pilares da gestão da educação ambiental nacional constituem-se por meio de uma gestão compartilhada entre o Sistema Educacional e o Sistema de Meio Ambiente.

A exemplo da política nacional, as CIEAs são comissões colegiadas estaduais que têm como objeto propor as diretrizes da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental, além de coordenarem e interligarem as atividades relacionadas à educação ambiental.  Essas comissões revestem-se de grande importância ao agregarem os diversos setores das instituições civis públicas e privadas,  buscando a articulação inter e intrainstitucional na convergência dos esforços para a efetiva implantação das políticas de educação ambiental.

Data: 12/06/08
Fonte: Ascom / Sisema