Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Sisema reafirma metas e compromissos do Governo

PDFImprimirE-mail

O Sisema reafirmou, nesta sexta-feira (04/07), o compromisso com a execução das metas para transformar Minas Gerais no melhor Estado para se viver ao celebrar a segunda etapa do Acordo de Resultados.

Os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) reafirmaram, nesta sexta-feira (04/07), o compromisso com a execução das metas para transformar Minas Gerais no melhor Estado para se viver. Em solenidade na sede do Sistema, dirigentes dos órgãos ambientais e das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fazenda (SEF) celebraram a segunda etapa do Acordo de Resultados, um instrumento de avaliação do desempenho das instituições do poder executivo, criado pelo Governo de Minas.

O Acordo de Resultados é um compromisso firmado entre o Estado e as entidades públicas com a finalidade de melhorar a qualidade na prestação de serviços à sociedade. É também um instrumento de avaliação do desempenho das instituições do poder executivo, criado pelo Governo de Minas. Entre seus objetivos destaca-se a melhoria da eficiência dos órgãos públicos e racionalização da administração.

Na primeira etapa, as entidades do poder executivo estadual definiram com o Governo do Estado as prioridades de ação que foram descritas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Foram então estabelecidas metas, prazos e instrumentos de avaliação do desempenho das instituições no cumprimento de objetivos, tais como os definidos pelos Projetos Estruturadores que orientam, dentre outras coisas, a aplicação de recursos do Governo. O Sisema gerencia quatro dos 57 Projetos e tem participação ativa em outros três.

A superintendente de Modernização Institucional da Seplag, Fernanda Siqueira Neves, observa que, na primeira fase, o Sisema obteve uma avaliação superior a 70%, cumprindo todos os compromissos assumidos. "Na segunda etapa, a avaliação será feita sobre o desempenho das equipes de trabalho na execução das metas e ações definidas para as instituições", explica.

Responsabilidade

Segundo o subsecretario de Inovação e Logística do Sisema, Thiago Grego, os servidores terão uma participação decisiva no cumprimento do Acordo. "Cada um é responsável, dentro de sua equipe pela execução de uma ação e será avaliado", afirma.

Grego explica que os objetivos do Acordo serão apresentados detalhadamente a todos os servidores. "Na sede serão feitas reuniões nas gerências de cada órgão e, até o final de agosto, visitaremos as unidades do Sisema no interior", observa. "Neste momento, cada servidor deve identificar seu papel na execução do trabalho para alcançarmos a meta de transformar Minas no Estado de excelência em gestão ambiental", completa.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, afirma que o ótimo desempenho na primeira etapa é um fator motivador. "Nesta nova fase, refinaremos as metas a serem alcançadas, teremos mais pessoas envolvidas no trabalho e, principalmente, buscaremos a participação ativa dos servidores", observa.

O secretário ressalta que o Acordo é uma ferramenta essencial para o planejamento das ações do Governo. "É um compromisso que envolve todos os que trabalham nos órgãos públicos, desde o governador até o viveirista", afirma.

Para Carvalho, alcançar os resultados estabelecidos representa cumprir o compromisso do Sisema com a sociedade e com o meio ambiente, objetivo principal da existência dos órgãos ambientais. O secretário afirma que o Sisema será ambicioso na execução do trabalho.  "Nossa meta é atingir 90% dos resultados e não apenas cumprir o estabelecido", afirma.


Fonte:
Ascom / Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades