Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Sisema participa da III Agriminas

PDFImprimirE-mail

Pela segunda vez consecutiva o Sisema partcipa da Feira da Agricultura de Minas Gerais.

Foi aberta nesta quinta-feira (10), e vai até domingo (13), em Belo Horizonte, a terceira edição da Feira de Agricultura Familiar de Minas (Agriminas). O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) participa pela segunda vez deste evento, em estande instalado para fornecer informações sobre os órgãos ambientais. No sábado (12), de 14h00 às 17h00, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) irá participar de um "Plantão Técnico" para esclarecimentos, entre outros temas, sobre a Campanha de Regularização do Uso da Água em Minas Gerais - Água: Faça o uso legal.

A Feira é realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), com apoio dos Sindicatos Rurais, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), da Secretaria de Estado de Agricultura e Agropecuária, entre diversos outros parceiros.

Presente na solenidade de abertura da III Agriminas, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, ressaltou o papel sócio-econômico e ambiental da agricultura familiar como fator de grande importância para o desenvolvimento eco-sustentável. "A Feira é produto do grande esforço da Fetaemg pelo vigor da agricultura familiar em Minas e demonstra, ainda, a capacidade deste setor em evoluir tecnológica, social e economicamente", avaliou.

O presidente da Fetaemg, Wilson Luiz da Silva, reafirmou a importância do fortalecimento da agricultura familiar e do incentivo ao crédito para os pequenos agricultores. Durante a cerimônia, foram também comemorados os 40 da Federação.

Para 2008 a programação do evento inclui ações voltadas para reciclagem, atualização de informações e realização de negócios pelos produtores. O público poderá participar das diversas oficinas, palestras e visitas aos museus do queijo e do morango, montados na feira, além de aproveitar a exposição dos 114 empreendimentos da agroindústria familiar e as atrações culturais.

Mais informações sobre a III Agriminas e a programação da Feira no site http://www.fetaemg.org.br/

Campanha - Água: Faça o uso legal

A Campanha é uma iniciativa do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para conhecer os usos e usuários de água em Minas, além de promover a regularização ambiental deste recurso. Para tanto foi instituído um Registro de Uso da Água, simplificado e gratuito, devendo ser realizado por todos os usuários de água no Estado. O prazo para o registro é até 31 de dezembro de 2008.

Durante a III Agriminas o Igam terá um balcão montado para orientar sobre o registro e tirar dúvidas quanto à Campanha. O registro pode ser feito também pelo site do Igam, http://www.igam.mg.gov.br/, nos escritórios do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com a Polícia de Meio Ambiente e em entidades parceiras.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades