Cronograma de atividades para elaboração do Plano Integrado do Doce é aprovado

Relatório de Programação Consolidado é aprovado por Grupo de Acompanhamento Técnico do Plano Integrado da Bacia do Rio Doce.

O Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT) do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH Doce) aprovou dia 24 de julho, em Governador Valadares, o Relatório de Programação Consolidado (RP-01). O documento faz parte de uma série de produtos que serão desenvolvidos e apreciados pelo GAT durante o processo de elaboração do Plano.

De acordo com a gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Célia Fróes, o próximo passo é a construção e a aprovação do diagnóstico da bacia, que contemplará a caracterização física e biótica da região, além do atual quadro socioeconômico-cultural. Também serão analisadas as demandas e as disponibilidades hídricas, nos aspectos quantitativo e qualitativo da bacia. “A proposta é que o diagnóstico seja aprovado pelo Grupo em outubro de 2008”, estima Célia Fróes.

O GAT é formado por representantes de seis comitês de bacias hidrográficos (CBH) mineiros, três do Espírito Santo, pelo CBH-Doce e por representantes do Igam, do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema) e da Agência Nacional de Águas (ANA). “O grupo tem um caráter executivo, cujo objetivo é apoiar e contribuir com a elaboração do Plano Integrado e Planos de Ações das Bacias Afluentes do rio Doce (PARH's), aprovar os produtos, além de informar e discutir com os comitês todas as etapas de elaboração do Plano”, explica Célia Fróes.

As reuniões do GAT acontecerão mensalmente e servirão para efetivar a participação do CBH-Doce e dos CBH's das bacias afluentes na elaboração dos Planos, estimulando o intercâmbio de informações, o diálogo entre a empresa contratada para a elaboração do Plano e o GAT, envolvendo os comitês e os demais atores da bacia. A próxima reunião do grupo acontecerá no dia 21/08, em Governador Valadares.

Mais informações no site www.pirhdoce.com.br