Workshop debate uso racional da água

‘Workshop Gestão das Águas e Produção Mais Limpa’ debaterá práticas sustentáveis de produção, no dia 04 de setembro, em Juiz de Fora, Zona da Mata.

Os usuários de recursos hídricos da bacia do rio Paraíba do Sul terão a oportunidade de conhecer e debater práticas sustentáveis de produção no ‘Workshop Gestão das Águas e Produção Mais Limpa’. O evento acontece no dia 04 de setembro, na regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) da Zona da Mata, de 13h30 às 17h30, em Juiz de Fora. A atividade é uma realização conjunta da Fiemg, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Agência Nacional de Águas (ANA) e terá como público-alvo, empresários, agricultores, prefeituras e demais usuários de água.

O objetivo é divulgar práticas de produção sustentável, como recirculação e o reuso de água que, além de diminuir os impactos ambientais, proporcionam uma redução dos custos. A diretora-geral do Igam, Cleide Pedrosa, ressalta que o workshop é uma das ações previstas no Termo de Cooperação Técnica firmado pelo Igam, ANA e Fiemg em maio de 2006. “Estamos trabalhando para promover e integrar ações a fim de otimizar o uso da água no processo produtivo em Minas Gerais”, destaca.

Durante o workshop será apresentado o panorama geral da atuação dos Sistemas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, experiências de Cobrança pelo Uso de Água nos rios de domínio da União, orientações sobre o licenciamento ambiental no Estado e a apresentação do Programa de Produção Mais Limpa - P+L.

Curso de Capacitação de Facilitadores

Consultores e técnicos das empresas poderão se inscrever gratuitamente, durante o evento, para participar do ‘Programa P+L’, que prevê a realização de ‘Cursos de Capacitação de Facilitadores’, com carga horária de 16h. “O objetivo da atividade é capacitar os profissionais para a elaboração de projetos que visem o uso eficiente da água e da energia, o reuso de água e a redução dos lançamentos dos efluentes nas indústrias”, explica o gerente de Meio Ambiente da Fiemg, Wagner Soares Costa.

Os cursos de capacitação também são desenvolvidos por técnicos da Fiemg, ANA e Igam e têm um caráter prático. “A proposta é que cada participante elabore pelo menos um projeto de produção sustentável apto para ser implementado pelas empresas da região”, destaca Wagner Costa.

Informações:
Telefone: (31)3263.4504