Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Água e esgoto melhoram a vida no Jequitinhonha

PDFImprimirE-mail

Por meio do programa Proágua Semi-Árido, Copasa implanta nova captação no rio Araçuaí, constrói adutora de água bruta e instala mais uma unidade de tratamento de água no município que dá nome ao rio.

A dona-de-casa Cristiane Oliveira Souza, de 25 anos, não precisa mais se deslocar para o rio Caiau, do distrito de Baixa Quente, zona rural de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, para tomar banho, nem lavar utensílios domésticos. O desconforto de não ter um banheiro em casa também não faz mais parte da rotina de Cristiane. Hoje, ela tem água encanada, banheiro e rede de esgoto instalados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). "Antes, o banheiro era o mato e o tanque era o rio. A minha filha tinha verme e eu morria de medo de as crianças daqui pegarem doenças. Agora, tenho água na torneira e banheiro com descarga. Isso é muito bom", comemora Cristiane, que tem uma filha de cinco anos e, em sua casa, moram outras crianças.

No distrito de Baixa Quente foi implantado um sistema completo de abastecimento de água, com captação na barragem do rio Calhauzinho. Foi construído o sistema de coleta e tratamento de esgotos domésticos.

Em Araçuaí, a Copasa, por meio do programa Proágua Semi-Árido, implantou uma nova captação no rio Araçuaí, construiu uma adutora de água bruta e instalou mais uma unidade de tratamento de água, duplicando assim a capacidade do sistema de abastecimento de água da cidade. Segundo o encarregado de sistemas da Copasa, Hermes Silva Fernandes, há três anos a cidade sofria com problema de falta d'água em partes altas e na periferia. Por esse motivo, foi necessária a ampliação. "Tínhamos de fazer manobras 24 horas, daqui para ali, para sanarmos o problema. Com a ampliação, os custos com energia elétrica baixaram, estamos atendendo 100% da cidade e o problema foi resolvido", disse.

Esgoto tratado

Até agosto de 2009, todo o esgoto da cidade de Araçuaí será coletado e tratado. Com investimentos de R$ 17 milhões, em parceria com o governo federal, a Copasa está construindo uma Estação de Tratamento de Esgoto. Em pouco tempo, o Rio Araçuaí, que banha a cidade, estará livre dos poluentes.

Segundo o supervisor de obras da Copasa, José Geraldo Fraga, a empresa está tratando o esgoto das principais cidades que margeiam a Bacia do Rio Jequitinhonha, que também passa pelo município. "Além da melhoria da qualidade de vida e da saúde dos moradores de Araçuaí, o meio ambiente também será beneficiado", disse Fraga.

O dono de um bar no bairro Nova Esperança Nelson Tavares da Paixão comemora a instalação da rede de esgoto em sua rua. Ele conta que o esgoto corria a céu aberto nas ruas da comunidade. "Era um problema para nós, tinha muito mosquito, as crianças ficavam doentes e tinha muita sujeira. Depois das obras, as ruas ficaram mais limpas, o cheiro melhorou e o medo de ter doença diminuiu", afirmou Nelson.

Outros 10 distritos de Araçuaí foram contemplados com investimentos de R$ 10,5 milhões, beneficiando cerca de 40 mil pessoas. As comunidades receberam implantação do sistema de abastecimento de água com ligação nas residências e banheiros com sistema de esgotamento sanitário estático.

Em Minas, o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido Brasileiro, o Proágua, do governo federal, é coordenado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com apoio técnico da Copasa.

O objetivo do programa é garantir a ampliação da oferta de água para o semi-árido brasileiro, promovendo o uso racional do recurso. O programa propõe a implantação e/ou melhorias de sistemas de abastecimento de água, sistemas de coleta e tratamento de esgoto doméstico, além da adoção da coleta e destinação correta do lixo.

Fonte: Secom

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades