Comitê de Bacia Vertentes do Rio Grande discute prioridades ambientais da região

Marcada para 20 de novembro, primeira reunião do CBH acontece em São João Del Rei.

O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Vertentes do Rio Grande realizará a sua primeira reunião de trabalho no dia 20 de novembro, de 9h às 17h, na Universidade Federal de São João Del Rei, região Central de Minas. No encontro, os membros, que foram empossados em setembro de 2008, irão discutir e aprovar o Regimento Interno do Comitê, que dispõe sobre sua composição e estrutura organizacional, além das atribuições da diretoria, das câmaras técnicas e de seus membros.

De acordo com o presidente do CBH, Sérgio Grossi, na reunião também será definida a agenda de ações prioritárias para o gerenciamento dos recursos hídricos na região. "O grande desafio é promover a recuperação hidroambiental da nossa bacia, que abrange 35 municípios e tem como principais fontes de poluição os agrotóxicos e o esgoto doméstico", explica Grossi.

O Comitê Vertentes do Rio Grande atuará na sub-bacia do Rio Grande, inserida na meso-região do Campo das Vertentes, onde estão os municípios de São João Del Rei, Barbacena e Oliveira. A bacia possui 10.547 km² e uma população de 522.135 habitantes. Os principais cursos de água são os rios Grande, das Mortes, dos Peixes, Jacaré e Cervo.

Finalidades - Os Comitês de Bacias Hidrográficas têm por finalidade promover a gestão dos recursos hídricos em suas respectivas bacias. Possuem como competências, entre outras, promover o debate sobre as questões hídricas, julgar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados com o uso da água e aprovar e acompanhar a execução do plano de recursos hídricos da bacia.

Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Vertentes do Rio Grande
Data: 20 de novembro de 2008 (quinta-feira)
Horário: 9 às 17 horas
Local: Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), sala 306, Campus Santo Antônio (Praça Frei Orlando, 170, Centro, São João Del Rei).

Ascom / Sisema