Diagnóstico da bacia do Doce será discutido em reuniões públicas

Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce será discutido com a sociedade entre os dias 24 de novembro e 04 de dezembro.

De 24 de novembro a 04 de dezembro de 2008 será realizada a primeira série de reuniões públicas do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce. Os encontros acontecerão nos principais municípios da bacia, nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e serão promovidos pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema), Agência Nacional de Águas (ANA), Consórcio Ecoplan/Lume, com o apoio dos Comitês de Bacia Hidrográfica.

O objetivo das reuniões é discutir com os membros de Comitês de Bacia Hidrográfica e a comunidade o diagnóstico ambiental da região, já aprovado pelo Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT) do Plano, no dia 16 de outubro, em Governador Valadares, Minas Gerais. O estudo contempla a caracterização física e biótica, o quadro socioeconômico-cultural e as demandas e disponibilidades de água na bacia. "A participação de todos é fundamental para validar o diagnóstico e, se necessário, serão feitas as alterações sugeridas", destaca a gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Igam, Célia Fróes.

A segunda etapa das reuniões públicas acontecerá no primeiro semestre de 2009 e irá discutir o prognóstico da bacia do rio Doce, que contempla a avaliação dos cenários tendenciais e alternativos de demandas e disponibilidade hídrica na região. A última série das reuniões acontecerá no segundo semestre de 2009 e irá discutir a versão consolidada do Plano Integrado de Recursos Hídricos do rio Doce, com diretrizes, metas e programas de investimento para a região.

O Plano tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2009 e o horizonte de planejamento para implantação dos programas e ações é de 10 anos. O documento contemplará metas comuns para a bacia, proposições de intervenções que deverão ser empreendidas, diretrizes para implementação dos instrumentos de gestão, além da proposta de um arranjo institucional da bacia, a montagem do programa de investimentos e um roteiro de implementação do Plano.

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES PÚBLICAS

Data: 24 de novembro.
Horário: 13 às 17 horas.
Local: AMAPI - Rua Jaime Pereira, nº 127 - bairro Progresso, Ponte Nova, Minas Gerais.

Data: 25 de novembro
Horário: 13 às 17horas
Local: Auditório da FUNCESI - Rodovia MG 03, s/nº, Córrego Seco, bairro Areão, Itabira, Minas Gerais

Data: 26 de novembro.
Horário: 13 às 17horas.
Local: Câmara Municipal - BR 262, s/nº, bairro Alfa Sul, Manhuaçu, Minas Gerais.

Data: 27 de novembro.
Horário: 08 às 12horas / 13h às 17h.
Local: FIEMG - Avenida Brasil, nº 4.000, Centro, Governador Valadares, Minas Gerais.

Data: 03 de dezembro.
Horário: 08 às 12 horas.
Local: Auditório da UAB - Universidade Aberta do Brasil (antiga Policlínica) - Alameda Nossa Senhora de Lourdes, nº 111, bairro Custódio Leite Ribeiro, Afonso Cláudio, Espírito Santo.

Data: 04 de dezembro.
Horário: 08 às 12horas.
Local: SANEAR - Rua Bejamim Costa, 105, bairro Marista, Colatina, Espírito Santo
Informações: Tel (31) 3292-8714