Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Igam promove reunião de CBHs em Diamantina

PDFImprimirE-mail

Projeto Construindo a Gestão das Águas realiza na próxima terça-feira (18), em Diamantina, reunião com o Comitê da Bacia do Rio Jequitinhonha.

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove, em parceria com a Comissão Pró-Comitê dos Afluentes Mineiros do Alto Jequitinhonha, dentro do Projeto Construindo a Gestão das Águas, uma reunião para discutir a criação do comitê dos Afluentes Mineiros do Alto Jequitinhonha. O evento será na próxima terça-feira (18) no Centro Cultural David Ribeiro (Mercado Velho), em Diamantina.

O intuito é reunir membros dos comitês do Rio Araçuaí, dos Afluentes do Baixo e Médio Jequitinhonha e da Comissão Pró-Comitê dos Afluentes Mineiros do Alto Jequitinhonha para tratar sobre temas relacionados à atuação dos comitês e discutir a formalização do comitê para o alto Jequitinhonha, que está prevista para 2009.

Das 36 Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos de Minas Gerais (UPGRHs), 34 já contam com comitês. Este ano foi aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) o Comitê do Rio Mucuri, em agosto, e os CBHs do Médio e Baixo Jequitinhonha e dos Afluentes Mineiros do Médio São Francisco, em outubro.

Os comitês são o braço do Igam na gestão descentralizada e participativa da água no Estado, fazendo parte também da premissa da Política de Recursos Hídricos em Minas Gerais e no País. A formação dos 34 Comitês nas 36 Unidades de planejamento foi instituída pelo Igam nesses 11 anos de atuação do órgão, por meio de mobilizações, suporte técnico e divulgação do Plano Estadual de Recursos Hídricos e dos instrumentos de gestão.  

Em 2007 e ao longo de 2008 o Igam vem trabalhando o fortalecimento dos comitês por meio do projeto Construindo a Gestão das Águas, que promove a formação continuada dos membros dessas entidades.

Segundo a diretora de Gestão de Recursos Hídricos, Luiza de Marilac, "os CBHs passam por um processo contínuo de amadurecimento, os primeiros comitês, fundados em 1998 completam 10 anos este ano e suas experiências ajudaram na formação dos demais, que foram formados ao longo desses anos".

Ascom/Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades