Alto São Francisco debate plano para a gestão das águas em Minas

Plano Estadual de Recursos Hídricos será discutido em Divinópolis dia 19 de novembro

A sociedade do Alto São Francisco discute no dia 19 de novembro, em Divinópolis, os principais problemas ambientais da região, as potencialidades hídricas, além de ações estratégicas para a gestão das águas em Minas. A atividade faz parte do primeiro ciclo de consultas públicas do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que está sendo elaborado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A consulta acontecerá às 13h, na Faculdade Pitágoras (Avenida Santos Dumont, 1.001, Bairro do Carmo).

Durante a reunião, os participantes irão conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido para estabelecer diretrizes, metas e programas para o gerenciamento das águas no Estado, além de esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões. “A ampla participação da sociedade, as críticas e as propostas serão fundamentais para complementar nosso trabalho”, explica a gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Igam, Célia Fróes.

As consultas públicas têm início dia 18 de novembro, vão até o dia 10 de dezembro e acontecem em nove regiões de Minas. No primeiro semestre de 2009 será realizada a segunda etapa das consultas, quando serão discutidas as propostas de diretrizes e programas do Plano e o planejamento estratégico. A última rodada das reuniões acontece no segundo semestre de 2009, quando será apresentada a versão consolidada do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Plano - O Plano visa assegurar o monitoramento, a proteção e a recuperação das bacias hidrográficas e subsidiar a tomada de decisões dos membros do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, além de identificar fontes de financiamento para a implementação de projetos prioritários. A elaboração do documento terá um investimento total de cerca de R$ 3 milhões e a previsão de conclusão é dezembro de 2009.

De acordo com Célia Fróes, o Plano tem, nesta sua primeira concepção, um planejamento de quatro anos para sua execução e está sendo elaborado como um processo permanente de negociação e interação. “Este planejamento não se encerra com a elaboração do Plano, pelo contrário, é um processo dinâmico e contínuo”, conclui.

Alto São Francisco – A região do Alto São Francisco tem uma área total de 34.031,82 Km2 e abriga 55 municípios, entre eles Divinópolis, Pará de Minas e Piumhí. Na região, que conta com cerca de 970 mil habitantes, destacam-se as atividades agrossilvipastoris, industriais e mineração de não-metálicos. Os principais cursos de água, além do São Francisco, são os rios Pará, Indaiá, Abaeté e Lambari.

O município de Divinópolis está situado na bacia do rio Pará, que tem uma área de 12.300 km2 e abriga mais 34 municípios. O rio Pará nasce em Resende Costa, na região Central de Minas, e após percorrer 335 km deságua no rio São Francisco, na divisa dos municípios de Pompéu e Martinho Campos. Os principais afluentes do rio Pará são os rios São João e Peixe e Ribeirões do Pari e Paciência, à margem direita, e Itapecerica, Lambari, Picão e Ribeirão Capivari, à margem esquerda.