Minas será sede da edição 2009 do Fórum Nacional de Comitês de Bacia

Estado foi eleito na plenária da Coordenação Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográfica durante Fórum Nacional, no Rio de Janeiro.

Minas Gerais irá sediar o XI Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica em 2009. O Estado foi eleito na plenária da Coordenação Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográfica e a decisão foi anunciada durante a realização da décima edição do Fórum, que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 14 de novembro.

O evento de 2009, ainda sem data definida, será organizado pelo Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica com o apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). "Realizar o Fórum em Minas nos dá a oportunidade de, como nos outros eventos, mostrar os avanços do nosso Estado na gestão de recursos hídricos", ressalta a diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Igam, Luiza de Marillac.

O presidente do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia, Mário Dantas, destaca que a experiência de Minas tem inspirado outros Estados a avançarem na criação de seus Comitês e Fóruns. "A cada ano esse encontro tem evoluído em número de participantes e qualidade. Os Comitês mineiros irão se dedicar ao máximo para a realização da edição de 2009", afirma.

X Fórum - Reunido anualmente, o Fórum é um espaço para que os Comitês identifiquem oportunidades e desafios para promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, além de propiciar a discussão de cenários futuros para proposição de metas e diretrizes que nortearão a política nacional de recursos hídricos.

Com a participação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias e da Polícia Militar de Meio Ambiente, Minas Gerais foi o Estado presente com a maior delegação na edição 2008 do evento, com 94 representantes no total.

Durante o encontro, a coordenadora do Núcleo de Apoio aos Comitês do Igam, Valdete de Souza, apresentou o trabalho "Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos: Entraves para sua Implementação", que discute as dificuldades para implementação de três instrumentos de gestão: Plano Diretor, Cobrança e Outorga.

Os Comitês mineiros também tiveram espaço na programação para apresentar algumas de suas experiências. Entre elas, o CBH do Rio Paraopeba apresentou um trabalho sobre Educação Ambiental na sub-bacia do Ribeirão Saezedo, o recém criado CBH do Rio Mucuri apresentou o documentário da Expedição Mucuri, o CBH do Rio Paranaíba mostrou o processo de instalação do Comitê e o CBH do Rio Pará apresentou a experiência de revitalização da bacia.

Mais informações: www.ecbhs.com.br e www.igam.mg.gov.br

Ascom / Sisema