Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Minas será sede da edição 2009 do Fórum Nacional de Comitês de Bacia

PDFImprimirE-mail

Estado foi eleito na plenária da Coordenação Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográfica durante Fórum Nacional, no Rio de Janeiro.

Minas Gerais irá sediar o XI Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica em 2009. O Estado foi eleito na plenária da Coordenação Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográfica e a decisão foi anunciada durante a realização da décima edição do Fórum, que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 14 de novembro.

O evento de 2009, ainda sem data definida, será organizado pelo Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica com o apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). "Realizar o Fórum em Minas nos dá a oportunidade de, como nos outros eventos, mostrar os avanços do nosso Estado na gestão de recursos hídricos", ressalta a diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Igam, Luiza de Marillac.

O presidente do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia, Mário Dantas, destaca que a experiência de Minas tem inspirado outros Estados a avançarem na criação de seus Comitês e Fóruns. "A cada ano esse encontro tem evoluído em número de participantes e qualidade. Os Comitês mineiros irão se dedicar ao máximo para a realização da edição de 2009", afirma.  

X Fórum - Reunido anualmente, o Fórum é um espaço para que os Comitês identifiquem oportunidades e desafios para promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, além de propiciar a discussão de cenários futuros para proposição de metas e diretrizes que nortearão a política nacional de recursos hídricos.

Com a participação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias e da Polícia Militar de Meio Ambiente, Minas Gerais foi o Estado presente com a maior delegação na edição 2008 do evento, com 94 representantes no total.

Durante o encontro, a coordenadora do Núcleo de Apoio aos Comitês do Igam, Valdete de Souza, apresentou o trabalho "Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos: Entraves para sua Implementação", que discute as dificuldades para implementação de três instrumentos de gestão: Plano Diretor, Cobrança e Outorga.

Os Comitês mineiros também tiveram espaço na programação para apresentar algumas de suas experiências. Entre elas, o CBH do Rio Paraopeba apresentou um trabalho sobre Educação Ambiental na sub-bacia do Ribeirão Saezedo, o recém criado CBH do Rio Mucuri apresentou o documentário da Expedição Mucuri, o CBH do Rio Paranaíba mostrou o processo de instalação do Comitê e o CBH do Rio Pará apresentou a experiência de revitalização da bacia.

Mais informações: www.ecbhs.com.br e www.igam.mg.gov.br

Ascom / Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades