Alto São Francisco discute a gestão das águas em Minas

Plano Estadual de Recursos Hídricos promoveu consulta pública em Divinópolis na quarta-feira, 19.

Cerca de 100 pessoas participaram nessa quarta-feira (19/11), em Divinópolis, do primeiro ciclo de consultas públicas do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que está sendo elaborado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). No encontro, representantes de instituições púbicas e privadas e a comunidade discutiram os principais problemas ambientais da região do Alto São Francisco e as ações estratégicas para a gestão das águas em Minas.

De acordo com os participantes, a região deve priorizar investimentos em tratamento de esgoto, destinação adequada de resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas, monitoramento das águas subterrâneas, além de integrar os municípios no gerenciamento das águas. "É preciso implantar pagamentos por serviços ambientais para beneficiar agricultores que desenvolvem ações conservacionistas", destacou o engenheiro agrônomo Abílio Antunes. "Precisamos de orientações técnicas, diretrizes e incentivos para contribuir com a preservação ambiental", complementou o produtor rural Messias Nazareno Peixoto.

A primeira secretária do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Pará, Regina Greco, informou que o CBH realizou em 2006 o cadastro de usuários de água na região. "Contabilizamos 28.292 cadastros de usos da água e identificamos que algumas áreas da bacia já não têm mais disponibilidade de água para o consumo", alertou. Segundo Regina, o Comitê, por meio de parcerias, está desenvolvendo uma série de ações para ampliar a oferta de água na região, como a construção de cacimbas, a recuperação de estradas rurais e de áreas degradadas.

O coordenador do Plano, Fernando Rodriguez, destacou a importância da ampla participação da sociedade na construção do Plano, que tem o objetivo de assegurar o monitoramento, a proteção e a recuperação das águas no Estado. "Nós temos que propor programas, metas e ações estratégicas em conjunto com a sociedade", ressaltou. "As metas podem ser ousadas, mas têm que possuir uma identidade e uma conexão com a realidade, por isso, vamos construir um produto tecnicamente correto, socialmente consensuado e politicamente viável", complementou.

As consultas públicas começaram no dia 18 de novembro e acontecem até o dia 10 de dezembro em nove regiões de Minas. No primeiro semestre de 2009 será realizada a segunda etapa das consultas, quando serão discutidas as propostas de diretrizes e programas do Plano e o planejamento estratégico. A última rodada das reuniões acontece no segundo semestre de 2009, quando será apresentada a versão consolidada do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Alto São Francisco - A região do Alto São Francisco tem uma área total de 34.031,82 Km2 e abriga 55 municípios, entre eles Divinópolis, Pará de Minas e Piumhí. Na região, que conta com cerca de 970 mil habitantes, destacam-se as atividades agrossilvipastoris, industriais e a mineração de não-metálicos. Os principais cursos de água da região, além do São Francisco, são os rios Pará, Indaiá, Abaeté e Lambari.

O município de Divinópolis está situado na bacia do rio Pará, que tem uma área de 12.300 km2 e abriga mais 34 municípios. O rio Pará nasce em Resende Costa, na região Central de Minas, e após percorrer 335 km deságua no rio São Francisco, na divisa dos municípios de Pompéu e Martinho Campos. Os principais afluentes do rio Pará são os rios São João e Peixe e Ribeirões do Pari e Paciência, à margem direita, e Itapecerica, Lambari, Picão e Ribeirão Capivari, à margem esquerda.

Ascom / Sisema