Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Uso da água é mapeado na bacia do rio Araguari

PDFImprimirE-mail

Igam conclui levantamento dos usos da água outorgáveis em uma das principais bacias da região do Triângulo Mineiro

A bacia do rio Araguari, no Triângulo Mineiro, possui mais de 1.800 usos de água outorgados. É o que mostra o levantamento finalizado nesta sexta-feira (19/12) pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) na região. Os dados coletados estão sendo inseridos no Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH), desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA) com o objetivo de armazenar e organizar informações sobre todo o universo de usuários de recursos hídricos do Brasil.

De acordo com o levantamento, do total de 1.813 usos outorgados, 1.037 referem-se às captações de águas superficiais e 776 às de águas subterrâneas. O trabalho mostra, ainda, que 72% do volume da água consumida na bacia são destinados à irrigação, 18% ao consumo humano, 9% ao abastecimento industrial, 0,5% à mineração, 0,4% ao abastecimento rural e 0,1% à dessedentação de animais.

 

O CNARH disponibiliza também informações sobre a quantidade de água utilizada por cada usuário, o local de captação, a denominação do curso de água, o empreendimento do usuário, sua atividade ou a intervenção que pretende realizar. Os dados podem ser acessados por gestores ambientais no site www.cnarh.ana.gov.br.

 

Segundo a diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Igam, Luiza de Marillac Camargos, o cadastro é uma importante fonte de informação para que os gestores possam conhecer as necessidades dos usuários e a disponibilidade de água na bacia, auxiliando, assim, no processo de regularização dos usos. “Em Minas, o levantamento foi realizado tendo como referência o banco de dados Igam e complementado por trabalho de campo”, informa.

 

Luiza de Marillac destaca que o Igam iniciará em 2009 o levantamento na bacia dos rios das Velhas e Paraopeba, na região Central, na bacia dos  rios Piracicaba e Jaguari, no sul de Minas, na bacia dos Afluentes Mineiros do Alto São Francisco, no norte do Estado, e do rio Piracicaba, afluente do rio Doce.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades