Comitê de Bacia do rio Araçuaí empossa novos membros

O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Araçuaí empossa no próximo dia 31 de março seus novos membros e elege a nova Diretoria para o mandato 2009/2011. A reunião acontecerá às 9 horas, no Centro Cultural Helena Leite - Praça Monsenhor Domingos, 13, Centro, Carbonita.

No total serão empossados 24 titulares e 24 suplentes, representantes dos poderes públicos estaduais e municipais, sociedade civil e usuários de água. Eles foram selecionados durante processo eleitoral iniciado em 2008. “As instituições interessadas em participar do CBH Araçuaí se cadastraram no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) ou no Comitê e, posteriormente, participaram de reuniões segmentadas e, entre si, definiram qual entidade representaria aquele setor no conselho” explica a gerente do Núcleo de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrografias do Igam, Valdete Mattos.

Após a posse dos membros, será eleita a nova Diretoria, que é composta por presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. A nova diretoria tem a função de coordenar as ações do comitê. “Apenas os membros do Comitê podem se candidatar e têm direito a voto”, explica Valdete Mattos.

Depois de empossados, os membros e a nova Diretoria estarão habilitados legalmente para discutir a situação dos mananciais e os problemas ambientais na bacia, definir prioridades na aplicação de recursos, mediar conflitos pelo uso da água e, dentre outras coisas, aprovar e acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, que já está em fase de contratação.

Sobre os Comitês

Os Comitês são órgãos colegiados que têm caráter consultivo e deliberativo, formados por representantes do poderes públicos municipal e estadual, de usuários da água, como companhia de abastecimento humano, energia elétrica e indústrias e de representantes da sociedade civil, como organizações não governamentais e organizações de ensino e pesquisa. São eles que promovem o diálogo com todos os interessados no gerenciamento das águas de sua bacia de abrangência.