Núcleo do Igam organiza semana da água em Montes Claros

O Núcleo do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) de Montes Claros, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizam uma série de atividades em comemoração à Semana da Água. O tema será ‘Água e Cultura' e as atividades acontecem de 21 a 28 de março.

A Semana da Água, em Montes Claros, tem como objetivo principal conhecer, discutir e analisar o histórico do uso dos recursos hídricos na região, confrontando as problemáticas sociais, ambientais e econômicas geradas, visando entendimento e busca de alternativas de ações que apresentem eficácia na construção de um desenvolvimento sustentável. De forma dinâmica, por meio de oficinas, blitz ecológicas, teatro, danças e palestras, o evento tem como foco chamar a atenção da sociedade urbana e rural sobre a importância da preservação desse importante recurso natural, limitado em qualidade e quantidade para atender às necessidades da população.

Segundo o diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros, Ramon de Carvalho Guimarães, "o foco este ano é trabalhar o aspecto cultural das pessoas visando despertar na sociedade a consciência da preservação dos mananciais, como forma de garantir a esta e as próximas gerações o direito a vida. Trabalhar a cultura, para repensar os hábitos, promovendo uma relação harmônica entre população e recursos hídricos, praticando de forma consciente o uso e preservação".

O gerente regional do IGAM Núcleo Norte de Minas, Rafael Alexandre Sá, destaca que as regiões Norte e Jequitinhonha demandam cuidados especiais no que toca a gestão dos recursos hídricos.  Essas regiões naturalmente apresentam uma escassez desse recurso e uma vulnerabilidade econômica que estimula de forma intensa ações de exploração dos recursos naturais, com destaque para água, floresta e solo. "Trabalhar a gestão de águas nessas regiões requer  transformações culturais que elevem a preservação dos recursos naturais a prioridade dos valores éticos", explica  Rafael Sá.

Além da Secretária Municipal de Meio Ambiente e do Igam, participam da organização da Semana da Água a Fundação Educacional Montes Claros (FEMC), Ministério Público, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, COPASA, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), ONG OVIVE, Faculdades Santo Agostinho, Secretaria da Juventude Esportes e Lazer; Faculdade de Saúde Ibituruna e a Companhia Tecidos Norte de Minas (COTEMINAS).

Programação:

21/03 - 8 as 11 h - Blitz Ecológica Nova Esperança
Local: (MG 135 - Distrito - Próximo ao posto de combustível de Nova Esperança)
Foco na educação ambiental, preservação das águas e prevenção de incêndios nas nascentes do Riachão.

Participantes: IGAM, BOMBEIROS, IEF, POLÍCIA AMBIENTAL, ONG'S, FACULDADES SANTO AGOSTINHO, FASI, CODEVASF, SEMMA, AMANS

22/03 - 8h às 13h - Abertura
Local: Parque Municipal Milton Prates

Atividades:

1. Apresentação das escolas em conformidade com o tema - teatro, danças, painéis com trabalhos de alunos,

2.  Estandes das entidades parceiras com exposições, material informativo, brincadeiras e jogos educativos: CEMIG - carreta com vídeos; COPASA; CODEVASF; POLICIA DE MEIO AMBIENTE, FIEMG, EMATER, OVIVE, IGAM, SUPERINTEDENCIA REGIONAL DE ENSINO, SUPRAM, IEF, EXERCITO, CORPO DE BOMBEIROS; Parceiros internos da SEMMA - Séc. de saúde - zoonoses, de Educação, de Cultura e de Esportes, ONG SERTÃO CALANGO,

3. Apresentação do grupo da 3ª idade do SESC e outros grupos e artistas regionais;

23/03 - 8h às 10h - Palestra Escassez dos recursos hídricos (OVIVE)
Local: Escola Estadual Polivalente

- 19h10 - Palestra
Indicadores físicos - químicos e biológicos de qualidade de água
Apresetação dos resultados da expedição - ONG sertão calango
Nova Esperança, Olhos d'água, Lagoa do Barro, Buriti do Campo Santo, São João da Vereda.
Local:
Faculdades Santo Agostinho

24/03 - 8h às 10h - Palestra Escassez dos recursos hídricos (OVIVE)
Local: Escola Estadual João de Freitas Neto

24/03 - 16h - Apresentação da ANA sobre o Programa de Revitalização da Bacia do Rio Verde Grande

25/03 - 8h às 10h - Palestra Escassez dos recursos hídricos (OVIVE / COPASA)
Local: colégio UNIMAX

26/03 - 8h às 11h - Palestra e Passeio ecológico com a Escola Estadual João de Freitas Neto
Local: Centro de Educação ambiental da OVIVE

27/03 - 15h às 22h - Palestras
Local: Auditório da FASI

27/03 - 19h - Codevasf - FACIT - Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

27/03 - 15h - Codevasf - FASI - Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.