Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

8º Fórum das Águas: palestra debate medição individualizada em condomínios

PDFImprimirE-mail

Os prédios residenciais e comerciais de Minas Gerais já podem ter medição individualizada do consumo de água. O novo serviço é o tema da palestra que acontecerá nesta segunda-feira (23), às 14h, no Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema)(rua Espírito Santo, 495, 4º andar, Centro, Belo Horizonte). A atividade será ministrada pela Copasa e faz parte da programação do Fórum das Águas de Minas Gerais, que acontecerá de 23 a 27 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água

A nova prestação do serviço é determinada pela Lei Estadual 17.506 de 29/05/08 e visa reduzir o desperdício e racionalizar o consumo, já que os usuários passarão a pagar proporcionalmente ao volume de água consumido, além de se fazer a cobrança justa pelo consumo real de cada unidade de um condomínio.

Quem se interessar pela medição individualizada, pode solicitar o serviço à Copasa nas agências de atendimento. “Para implantar a medição individualizada, o primeiro passo é obter sua aprovação pelos condôminos, em assembléia. O segundo é a contratação de uma empresa especializada que providencie as adaptações hidráulicas internas necessárias”, explica a analista da Divisão de Ações Mercadológicas da Copasa, Beatriz Borges Botelho, que ministrará a palestra. “Todas as adaptações são de responsabilidade dos condôminos”, complementa.

A partir da implantação da medição individualizada cada apartamento ou loja vai receber a sua própria conta. O consumo da área comum do prédio será rateado entre as unidades do imóvel.

Água como fonte energética sustentável

Logo após o debate sobre a medição individualizada de consumo da água, será realizada a palestra ‘A Água como Fonte Energética Sustentável’. O tema será exposto pelo superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig, Evandro Leite Vasconcelos. Na palestra, será apresentada a matriz energética brasileira e mundial, o panorama nacional de energias renováveis e o potencial hidráulico brasileiro. As fontes renováveis de energia serão apresentadas como alternativa para os impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis.

Fonte: Ascom/ Sisema

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades