Gestores municipais são capacitados para promover revitalização do rio das Velhas

“Curso de Capacitação para Gestores Municipais da Bacia do Rio das Velhas”,  será ministrado como parte da programação do 8º Fórum das Águas, nos dias 24 e 26 de março.

Como parte da programação do 8º Fórum das Águas, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) por meio da Diretoria de Articulação Institucional (DIART) realiza nos próximos dias 24 e 26 de março (terça e quinta-feira), nos municípios de Nova União e Sete Lagoas respectivamente, o “Curso de Capacitação para Gestores Municipais da Bacia do Rio das Velhas”. O curso faz parte das ações propostas pelo Projeto Estruturador do Estado para a Revitalização do Rio das Velhas - “Meta 2010”.

O objetivo do curso é levar informações sobre as questões ambientais e discutir as ações do Projeto Estruturador com os gestores ambientais locais. O curso pretende também discutir as questões ambientais do município a partir da Meta 2010 e como as ações de um determinado município podem impactar outros municípios da bacia. “Queremos envolver, capacitar e entender os gestores locais para que compreendam a gestão ambiental na perspectiva da bacia hidrográfica”, ressalta a secretária executiva da “Meta 2010”, Myriam Mousinho.

O curso é direcionado aos membros do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) locais, gestores e técnicos das prefeituras envolvidas e membros dos Comitês de Bacia, Ministério Público, Câmara de Vereadores e outras representações municipais. A idéia é capacitar esses gestores para que os municípios possam se estruturar melhor na execução da gestão adequada do meio ambiente.

O curso está dividido em três módulos que acontecem em março (Módulo I), maio (Módulo II) e setembro (Módulo III). Nesse primeiro módulo denominado “Estruturação Municipal para Gestão Ambiental” será apresentado aos participantes o Projeto de Revitalização do rio das Velhas – Meta 2010 e introduzido o tema “Gestão Ambiental no município”. Os participantes realizarão também atividades intermódulos e uma oficina de estruturação do Sistema Municipal de Meio Ambiente.

No Módulo II os gestores locais tratarão o tema “Mecanismos de Gestão” onde serão apresentados projetos de gestão florestal, das águas, de resíduos sólidos e de fiscalização e controle e no Módulo III o tema “Instrumentos de Gestão” tratará de consórcios intermunicipais, Educação Ambiental, Zoneamento Ecológico Econômico e Saúde e Meio Ambiente.

Setor produtivo debate atividade industrial na bacia

Outro evento previsto para terça-feira na programação do Fórum das Águas é a Palestra “A indústria e a Meta 2010”, onde será apresentado uma panorama da atividade industrial ao longo da região metropolitana de Belo Horizonte, especificamente na bacia do Rio das Velhas. A palestra será realizada de 8h30 às 12h na sede da Fiemg, av do Contorno, 4250, bairro Funcionários.