Aécio Neves libera R$ 259 milhões para nova etapa do Meta 2010

Recursos serão aplicados no tratamento de esgoto e na implantação de soluções tecnológicas de destinação adequada de lixo urbano.

O governador Aécio Neves autorizou nesta quarta-feira (25/03), em solenidade no Palácio da Liberdade, investimentos de R$ 259 milhões em uma nova etapa do projeto Meta 2010, que prevê ações de revitalização da Bacia do Rio das Velhas. Os recursos serão aplicados pela Copasa - R$ 239 milhões - em tratamento de esgoto e pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) - R$ 20 milhões - na implantação de soluções tecnológicas de destinação adequada de lixo urbano. Esses R$ 259 milhões fazem parte de um investimento total de R$ 1,3 bilhão que, até 2010, será aplicado na revitalização da bacia.

"Temos hoje o maior programa de recuperação de bacias hidrográficas do Brasil e o Estado está investindo um volume extraordinário de recursos, maior nesse nosso período de governo do que em todos os governos anteriores. Hoje foi um momento importante, porque anunciei a liberação de mais R$ 239 milhões. Cerca de R$ 550 milhões já foram aplicados e existe ainda uma nova etapa de mais R$ 240 milhões prevista", disse o governador. O anúncio dos novos investimentos foi feito dentro do 8º Fórum da Água de Minas Gerais, que comemora o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.

O Meta 2010, projeto estruturador do Governo de Minas, pretende promover a melhoria da qualidade das águas da Bacia do Rio das Velhas, no seu trecho mais poluído, próximo à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo é que a água seja enquadrada na "classe II", o que significa que poderá ser destinada ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional, às atividades de lazer, à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas e à criação de peixes.

Parceria

Aécio Neves ressaltou que apenas os investimentos realizados pelo Governo de Minas não são suficientes para garantir a revitalização do Rio das Velhas e lembrou que a parceria com a sociedade e com as prefeituras é fundamental para o cumprimento da Meta 2010.

"O alerta que estamos fazendo é que é fundamental que os municípios participem desse esforço, porque existem medidas de âmbito municipal que, se não forem tomadas, tornam inócuo o nosso esforço e é até um desperdício do recurso que estamos aplicando. O nosso esforço agora é para que haja uma ação planejada entre cada um desses municípios", afirmou.

A Bacia do Rio das Velhas, principal afluente do São Francisco, abrange 51 cidades mineiras, que contam com 4,8 milhões de habitantes. Durante a solenidade no Palácio da Liberdade, 26 prefeitos assinaram carta-compromisso, formalizando a participação das prefeituras nas ações que visam a melhoria da qualidade da água.  Eles se comprometeram especialmente a implantar a interceptação e tratamento de esgotos domésticos e coleta e destino adequado ao lixo.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, também pediu maior participação das prefeituras e da sociedade para garantir bons resultados na recuperação da bacia.

"Precisamos ter uma disposição final adequada do lixo urbano, para evitar que o lixo, com as chuvas, seja carreado para dentro do leito do rio. É preciso fazer também um trabalho com os agricultores para reduzir o uso de agrotóxico, ou seja, há um conjunto de atividades que estamos articulando", afirmou.

Resultados positivos

Além dos prefeitos, a sociedade civil organizada e os usuários da água da bacia também são parceiros importantes do Governo do Estado no projeto da Meta 2010. O coordenador geral do projeto Manuelzão, da UFMG, Apolo Heringer, disse que os resultados atingidos com o projeto já são positivos. Ele também pediu haja maior participação da sociedade e dos prefeitos, em um trabalho integrado nas ações de revitalização do rio.

"O Rio das Velhas com águas boas, com o peixe voltando, vai ser um grande impulsionador da economia ribeirinha, as pessoas vão ter peixe para comer, vai irrigar e o abastecimento humano vai ficar mais barato. O que aconteceu da destruição do rio durante esses anos é um fato inaceitável agora. A Meta 2010 representa um novo momento na nossa mentalidade", disse.

Peixes

O vice-prefeito de Santo Hipólito, na região do baixo Rio das Velhas, Márcio Ângelo Araújo Júnior, contou que as ações pela revitalização das águas já começam a surtir efeito e que já é possível praticar a pesca na cidade. "A qualidade visual das águas estão melhorando, o rio está mais limpo e o peixe tem voltado", destacou.

O prefeito de Presidente Juscelino, Ricardo de Castro Carvalho, também falou sobre a melhora da qualidade das águas no município. "Até pouco tempo, o rio tinha uma água fétida e imprópria. O que vemos hoje é a melhoria da água, sem odor, e com os cardumes voltando", afirmou.

O biomonitoramento realizado pela UFMG, por meio do projeto Manuelzão, constatou que peixes que subiam somente 250 km na bacia em 2000, hoje já são identificados ao longo de 580 km, chegando próximos às áreas mais degradadas do rio.

Tratamento de esgoto

Os investimentos realizados pela Copasa também têm apresentado um resultado significativo. O presidente da empresa, Márcio Nunes, explicou que em 2002 apenas 2,24% do esgoto coletado na Bacia do Rio das Velhas era tratado. No ano passado, o percentual chegou a 57,33% e, até 2010, deve alcançar 84%. Segundo o presidente, não será possível alcançar 100% porque algumas prefeituras da bacia não possuem convênio com a Copasa para o tratamento do esgoto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governador