A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma palestra online intitulada "Monitoramento da Universalização dos Serviços de Água e Esgoto: O Papel dos Municípios". O evento, transmitido pelo canal oficial da agência no YouTube, integrou a programação da Semana da Água 2025, promovida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Com a participação de representantes de municípios de todo o estado, a palestra abordou temas essenciais para a melhoria do saneamento básico, como a atualização dos planos municipais de saneamento, o fornecimento de informações à entidade reguladora e o acompanhamento das metas contratuais e dos planos estabelecidos. O objetivo principal foi informar os gestores municipais sobre suas atribuições no processo de universalização dos serviços de água e esgoto, destacando a importância da conformidade com as leis e diretrizes nacionais.
Durante a palestra, o diretor da Arsae-MG, Samuel Barbi, ressaltou a importância do monitoramento e da coordenação dos esforços a nível nacional e estadual. “Temos uma diretriz nacional coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e, em Minas Gerais, pela Arsae, que apoia os municípios a atingirem os principais objetivos”, afirmou Barbi. Ele também destacou que a agência está comprometida em fornecer aos municípios os instrumentos necessários para que possam cumprir suas funções de maneira eficiente, simplificando processos e reduzindo custos e burocracia.
A Semana da Água 2025 tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre a importância dos recursos hídricos e promover a conscientização para o consumo responsável e o combate ao desperdício de água.
A Arsae-MG dará continuidade às discussões sobre a universalização dos serviços de água e esgoto com eventos presenciais e virtuais. No dia 20 de março, um evento presencial ocorrerá no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, e uma nova oficina virtual será transmitida no canal do YouTube da Arsae no dia 1º de abril.
Para assistir à palestra completa, clique aqui.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema