O Consórcio Profill-Engecorps, responsável pela elaboração do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH), coordenado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), entregou a primeira versão do Banco de Projetos. Este é o quarto de sete produtos previstos pelo PMSH e representa a principal entrega do Plano. O documento traz propostas de ações estruturantes e não estruturantes voltadas para a segurança hídrica em todo o estado de Minas Gerais.
A elaboração do Banco de Projetos contou com a participação ativa da sociedade, que contribuiu através de cinco oficinas realizadas virtualmente, em agosto de 2024. O estudo é destinado à Unidade Estratégica de Gestão (UEG) 3 - Afluentes do Rio Grande, sendo composto por um relatório detalhado e um painel interativo para navegação.
Agora, o Banco de Projetos passará por um rigoroso processo de revisão pelo Comitê Gestor, composto por aproximadamente 30 pessoas, incluindo representantes das casas que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema): Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae). O Comitê também tem participação de representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs).
O Banco de Projetos é considerado uma das fases mais importantes para a concretização do plano, sendo essencial para garantir que os projetos sejam eficazes e atendam às necessidades reais das bacias hidrográficas.
Plano Mineiro de Segurança Hídrica
O PMSH é uma ação prioritária do Governo de Minas para ampliar a segurança hídrica no Estado, por meio de uma gestão eficiente dos recursos hídricos e da implementação de intervenções estratégicas para garantia hídrica.
O Plano é financiado pela União, por meio de convênio firmado entre o Igam e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR).
Até o momento, o plano avançou significativamente em várias etapas, incluindo a execução do plano de trabalho, estudos e levantamento e o mapeamento de áreas prioritárias.
Saiba mais sobre o PMSH, clicando aqui.
Lorena Cordeiro
Ascom/Sisema