O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realizou de 03 a 05 de novembro, no município de Ipaba, no Vale do Aço, operação de fiscalização para verificar a situação dos empreendimentos ao longo do ribeirão Água Limpa e dos córregos Vermelho e do Prata.
A população de Ibapa sofre, desde o início de setembro, com a falta de fornecimento de água para consumo. Denúncias levaram o órgão Ambiental ao município em meados de setembro e foi constado, em dois empreendimentos fiscalizados, o uso indevido de água do Ribeirão Água Limpa para irrigação. O problema foi agravado também pelo longo período de estiagem na região.
Nesta semana o Igam voltou à região e, em operação conjunta com a Superintendência Regional de Meio Ambiente do Leste de Minas (Supram Leste), fiscalizou 11 empreendimentos ao longo do ribeirão e córregos afetados pela falta de água. Seis empreendimentos foram autuados por uso indevido do recurso hídrico e pela falta de Outorga (instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar a água). Os empreendimentos serão multados de acordo com a gravidade das infrações e terão o prazo de, no máximo 90 dias, para regularizar a situação.
A Copasa está com problemas para captação no Córrego Água Limpa, para abastecimento público,provocado pelo uso excessivo de água pelos irrigantes. .A empresa tem autorização para captar cerca de 50l/s e está conseguindo cpatar apenas 20l/s. Para amenizar a situação, a companhia disponibilizou nos últimos dias caminhões-pipa para abastecimento aos moradores de Ipaba.
Os técnicos do Igam orientaram os agricultores quanto ao uso adequado da água para normalização do abastecimento de água da cidade.