Igam participa de oficina nacional sobre capacitação na gestão dos recursos hídricos

Notícia

Qua, 18 jun 2025
Promovido pela ANA, a Oficina de Intercâmbio Progestão de Capacitação 2025 aconteceu ontem e hoje (17 e 18/6) pelo Teams


O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) marcou presença na Oficina de Intercâmbio Progestão de Capacitação 2025, realizada nos dias 17 e 18 de junho pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O evento ocorreu de forma virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams, reunindo representantes de diversos entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).

A oficina teve como foco o intercâmbio de experiências sobre ações de capacitação dos Segmentos Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGREHs). Entre os principais temas abordados estiveram as estratégias adotadas pelos estados na execução eficiente de seus planos anuais de capacitação, além do papel dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos na aprovação, acompanhamento e avaliação desses planos.

Participaram do encontro pontos focais do Progestão nos estados e no Distrito Federal, membros de câmaras técnicas de educação ambiental e capacitação de comitês interestaduais, técnicos das entidades delegatárias, conselheiros estaduais de recursos hídricos, coordenadores do ProfÁgua e demais interessados na temática.

Durante os dois dias de atividades, foram discutidos avanços e desafios na formação voltada à gestão das águas, com destaque para a capacitação de membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, estratégias de implementação de ações formativas nos estados e apresentação de cases de sucesso.

Para a coordenadora da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisas em Recursos Hídricos do Igam, Camila Lacerda, a oficina reforça o papel da capacitação como instrumento de fortalecimento institucional. “A oficina representa um espaço fundamental para a troca de experiências e o fortalecimento das capacidades institucionais no âmbito da gestão dos recursos hídricos. Quando falamos em capacitação, falamos também em qualificação da gestão pública, em autonomia técnica e em inovação”, avaliou.

Camila também destacou o alinhamento da participação com as diretrizes do Instituto. “Esse espaço é estratégico: permite alinhar diretrizes, aprimorar metodologias e garantir que o conhecimento gerado esteja a serviço de uma gestão mais eficiente, participativa e integrada das águas no Brasil. Além disso, nos dá a oportunidade de apresentar os avanços e desafios do Igam na área da capacitação”.

Com iniciativas como essa, o Igam reafirma seu compromisso com a formação contínua dos atores do sistema de gestão de recursos hídricos e com o fortalecimento da governança hídrica em Minas Gerais e no país.

Joana Nascimento

Ascom/Sisema