Foto: Igam/Divulgação
Curso é realizado na ABHA, entidade equiparada à Agência de Bacia Hidrográfica, em Araguari
Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove, nos dias 21 e 22/2, uma capacitação para a equipe da Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (ABHA), entidade equiparada à Agência de Bacia Hidrográfica. O treinamento é ministrado pela Controladoria Seccional da autarquia.
A capacitação aborda o tema: “Controle Interno: Práticas e Estratégias” e tem como objetivo capacitar os participantes a compreenderem e implementarem práticas de controle interno eficazes para melhorar a gestão e minimizar riscos na organização.
A controladora Seccional do Igam, Michelle Calazans, destaca que para a efetiva governança na organização, faz-se necessário o bom e estruturado gerenciamento de riscos, integrado à gestão, o qual, por sua vez, depende de controles internos eficientes e eficazes.
"A gestão de riscos, associada aos suficientes controles internos, assegura que os responsáveis pela tomada de decisão tenham acesso tempestivo a informações suficientes quanto aos riscos aos quais a organização está exposta. Conhecendo os riscos é possível realizar ações para mitigá-los, isso é, estabelecer controles internos adequados e, desse modo, aumentam-se as chances de a instituição alcançar seus objetivos", pontua.
Agência
Uma agência de bacia ou agência de águas é a entidade executiva de um ou mais comitês de bacia. Cabe à agência de bacia manter atualizado o plano de bacias, aplicar os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso de recursos hídricos, além de prestar suporte técnico, administrativo e financeiro aos comitês.
A legislação de Recursos Hídricos Federal e Estadual permite, contudo, que ocorra a delegação ou equiparação das funções de agência de bacia a outra entidade. Em 18 de julho de 2007, a ABHA foi equiparada à agência de bacia por meio da Deliberação nº 55 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (CERH).
Em nível estadual, a ABHA atende o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema