Igam representa Minas Gerais em conferência internacional sobre gestão da água nos EUA

Notícia

Sex, 30 mai 2025
Evento reuniu 400 especialistas para debater uso sustentável da água na agricultura em cenários de mudanças climáticas

Foto: Divulgação Sisema
Delegação mineira foi composta por representantes do Igam, da Seapa e da associação Irriganor
Delegação mineira foi composta por representantes do Igam, da Seapa e da associação Irriganor

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participou da 11ª edição da Water for Food Global Conference, realizada entre abril e maio na cidade de Lincoln, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos. O evento, que reuniu cerca de 400 especialistas de todo o mundo, teve como tema “Um futuro resiliente: água e alimentos para todos” e discutiu soluções para garantir segurança hídrica e alimentar diante das mudanças climáticas.

A delegação mineira foi composta por representantes do Igam, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa) e da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor). Ao longo da conferência, os participantes trocaram experiências e conheceram inovações tecnológicas voltadas ao uso eficiente da água na agricultura.

De acordo com a gerente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos do Igam, Isadora Pinho Tavares De Filippo, a missão técnica envolveu não apenas a participação em sessões educacionais, mas também visitas a empresas de tecnologia, instituições de ensino, órgãos gestores e propriedades rurais que aplicam práticas avançadas de irrigação. “Essa imersão nos permitiu conhecer modelos de sucesso na gestão de recursos hídricos e fortalecer a atuação de Minas Gerais no cenário internacional”, afirma.

A gerente do Igam destaca a extensa experiência do estado de Nebraska (EUA) em relação à gestão de conflitos pelo uso de água na irrigação, e seu monitoramento, e a atual situação do estado de Minas Gerais em relação a essa temática. Atualmente, o Igam gerencia cerca de 60 áreas de conflito pelo uso de água superficial e 20 áreas de restrição de uso de água subterrânea. 

“Semelhante ao caso de Nebraska, a maior parte dessas áreas que se encontra em situação crítica de disponibilidade hídrica abrange um grande número de usuários do setor de agricultura irrigada, setor que possui grande importância para a economia mineira”, explica Isadora De Filippo. Como a agricultura está em plena expansão no estado, a situação de conflito pelo uso de recursos hídricos tende a se intensificar nos próximos anos.

A Water for Food Global Conference é promovida anualmente pela Universidade de Nebraska e pelo Daugherty Water for Food Global Institute, reunindo lideranças globais, acadêmicos, produtores rurais e formuladores de políticas públicas com o objetivo de debater soluções para garantir água e alimentos para as futuras gerações.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema