O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participou da 11ª edição da Water for Food Global Conference, realizada entre abril e maio na cidade de Lincoln, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos. O evento, que reuniu cerca de 400 especialistas de todo o mundo, teve como tema “Um futuro resiliente: água e alimentos para todos” e discutiu soluções para garantir segurança hídrica e alimentar diante das mudanças climáticas.
A delegação mineira foi composta por representantes do Igam, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa) e da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor). Ao longo da conferência, os participantes trocaram experiências e conheceram inovações tecnológicas voltadas ao uso eficiente da água na agricultura.
De acordo com a gerente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos do Igam, Isadora Pinho Tavares De Filippo, a missão técnica envolveu não apenas a participação em sessões educacionais, mas também visitas a empresas de tecnologia, instituições de ensino, órgãos gestores e propriedades rurais que aplicam práticas avançadas de irrigação. “Essa imersão nos permitiu conhecer modelos de sucesso na gestão de recursos hídricos e fortalecer a atuação de Minas Gerais no cenário internacional”, afirma.
A gerente do Igam destaca a extensa experiência do estado de Nebraska (EUA) em relação à gestão de conflitos pelo uso de água na irrigação, e seu monitoramento, e a atual situação do estado de Minas Gerais em relação a essa temática. Atualmente, o Igam gerencia cerca de 60 áreas de conflito pelo uso de água superficial e 20 áreas de restrição de uso de água subterrânea.
“Semelhante ao caso de Nebraska, a maior parte dessas áreas que se encontra em situação crítica de disponibilidade hídrica abrange um grande número de usuários do setor de agricultura irrigada, setor que possui grande importância para a economia mineira”, explica Isadora De Filippo. Como a agricultura está em plena expansão no estado, a situação de conflito pelo uso de recursos hídricos tende a se intensificar nos próximos anos.
A Water for Food Global Conference é promovida anualmente pela Universidade de Nebraska e pelo Daugherty Water for Food Global Institute, reunindo lideranças globais, acadêmicos, produtores rurais e formuladores de políticas públicas com o objetivo de debater soluções para garantir água e alimentos para as futuras gerações.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema