Reunião do conselho editorial da Revista Mineira de Recursos Hídricos marca a Semana da Água 2025

Notícia

Qua, 19 mar 2025
A reunião reuniu professores, especialistas e pesquisadores do setor para discutir as diretrizes editoriais e sugestões para as próximas edições da publicação científica

Foto: Divulgação Sisema
Foi exibido um resumo executivo sobre os cinco anos de existência da RMRH, e uma sessão de sugestões e considerações sobre as próximas edições da revista
Foi exibido um resumo executivo sobre os cinco anos de existência da RMRH, e uma sessão de sugestões e considerações sobre as próximas edições da revista

Na manhã dessa terça-feira (18), foi realizada a 1ª Reunião do Conselho Editorial da Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), evento que integrou a programação da Semana da Água 2025. O encontro, que reuniu professores, especialistas e pesquisadores do setor de recursos hídricos, teve como objetivo discutir as diretrizes editoriais e sugerir melhorias para as próximas edições da publicação científica.

A reunião foi aberta pela Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, editora-chefe da RMRH, que destacou a importância da colaboração entre os presentes. Ela ressaltou a relevância de encontros como este para fortalecer a qualidade da revista e melhorar a formulação de políticas públicas relacionadas à gestão da água, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. "Essas contribuições são essenciais para potencializar a RMRH e ajudar na formulação de políticas públicas mais eficientes", afirmou Marília.

O diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca, parabenizou a revista pelos cinco anos de existência e enfatizou o papel fundamental da RMRH na disseminação de conhecimento sobre a gestão dos recursos hídricos. A editora Científica da RMRH, Carinna Gonçalves Simplício, também participou do encontro, explicando o fluxo de submissão e tramitação dos artigos para publicação na revista.

O evento contou com a presença de membros renomados do Conselho Editorial, como o Prof. Dr. Demetrius David da Silva, Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV); o Prof. Dr. José Cláudio Junqueira Ribeiro, da Escola Superior Dom Helder, e o Dr. Miguel de França Doria, do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO. Doria destacou a importância da interação entre a área de recursos hídricos e a pesquisa científica, elogiando a criação da RMRH em um contexto de escassez de periódicos especializados na área.

Durante a reunião, foram apresentados novos membros que se juntam ao Conselho Editorial da RMRH: a Profa. Dra. Maria Elisa Siqueira Silva, da Universidade de São Paulo (USP); a Profa. Dra. Ana Silvia Pereira Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); o Presidente do Instituto Reuso da Água, e o Prof. Dr. Marcelo Dutra da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Além disso, foi exibido um resumo executivo sobre os cinco anos de existência da RMRH, e uma sessão de sugestões e considerações sobre as próximas edições da revista foi realizada. A RMRH, que iniciou sua publicação em 2020, mantém um fluxo contínuo de recebimento e publicação de artigos, reconhecendo a participação dos avaliadores com certificados.

A reunião foi conduzida pelo Editor Interinstitucional da RMRH, Alexandre Magrineli dos Reis, e marcou um importante passo no fortalecimento da revista como um canal de disseminação de conhecimento científico na área de recursos hídricos.

A Semana da Água 2025 segue até sexta-feira (21), com uma programação diversificada que inclui palestras, capacitações técnicas e atividades de educação ambiental, reafirmando o compromisso do Governo de Minas Gerais com a preservação dos recursos hídricos e a adaptação às mudanças climáticas.

Clique aqui e participe.

Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema