Sisema na Alma e na Prática: Encontros com servidores focam em desafios e oportunidades para órgãos ambientais

Notícia

Criado: Ter, 25 mar 2025 14:56 | Atualizado: Ter, 25 mar 2025 20:42
Trabalho reúne dirigentes da sede e servidores das unidades regionais do Sisema

Foto: Divulgação Sisema
Projeto
Projeto "Sisema na Alma e na Prática" tem como objetivo fortalecer o vínculo dos servidores com a missão do sistema, além de integrar os diferentes órgãos ambientais do Governo de Minas

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) deu início, nesta semana, a uma série de eventos intitulada "Sisema na Alma e na Prática". O evento promove um encontro entre dirigentes da sede e servidores das unidades regionais do Sisema para discutir os principais desafios e oportunidades das entidades que compõem o sistema, como a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Na abertura dos encontros, a secretária Marília Melo destacou a importância do Sisema no contexto global, nacional e estadual. Ela ressaltou a relevância do desenvolvimento sustentável para Minas Gerais, enfatizando o papel fundamental que cada servidor desempenha nesse processo. "A atuação de cada servidor é essencial para contribuir com o desenvolvimento sustentável de Minas, e, para isso, é necessário ter uma equipe forte, integrada e comprometida com o Sisema", afirmou.

Marília Melo também ressaltou a missão do Estado de Minas Gerais, que é transformar o território em um lugar cada vez melhor para se viver e investir. "A partir dessa Razão de Ser e dos Valores, os servidores terão a oportunidade de contribuir com sugestões e soluções que ajudarão a atualizar as práticas e ações do Sisema", observou.

O projeto "Sisema na Alma e na Prática" tem como objetivo fortalecer o vínculo dos servidores com a missão do sistema, além de integrar os diferentes órgãos ambientais do Governo de Minas. A iniciativa busca coletar sugestões e ideias para atualizar a Razão de Ser do Sisema, reforçando o sentimento de pertencimento dos servidores e aprimorando a atuação do sistema.

Veja o calendário dos encontros:

* 24/03 - Regional Feam e Igam Alto São Francisco e IEF (Centro-Oeste) – Divinópolis
* 25/03 - Regional Feam e Igam Central Metropolitana e IEF (Metropolitana e Centro-Norte) – Belo Horizonte
* 26/03 - Regional Feam e Igam Leste de Minas e IEF (Rio Doce e Nordeste) - Governador Valadares
* 27/03 - Regional Sisema Jequitinhonha – Diamantina
* 28/03 - Regional Feam e Igam Norte de Minas e IEF (Norte e Alto Médio São Francisco) – Montes Claros
* 24/04 - Regional Feam e Igam Zona da Mata e IEF (Mata e Centro-Sul) – Ubá
* 25/04 - Regional Sisema Sul de Minas – Varginha
* 12/05 - Regional Sisema Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Uberlândia
* 13/05 - Regional Sisema Noroeste – Unaí

Emerson Gomes
Ascom/Sisema