Conselho Consultivo do PE Sumidouro toma posse

Tomou posse nesta quarta-feira (29) na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, o novo Conselho Consultivo do Parque Estadual do Sumidouro. O Conselho do PE do Sumidouro é composto por 36 membros, sendo 18 efetivos e 18 suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil.

O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais, bem como de sua integração com a sociedade.

Estiveram presentes na cerimônia de posse o gerente do PE do Sumidouro, Rogério Tavares, O gestor de áreas protegidas do Vetor Norte, Roberto Alvarenga, o secretário municipal adjunto de cultura e turismo de Pedro Leopoldo, José Aloísio Vieira e o Presidente da Câmara de Vereadores do Município, Reginaldo Alves Saraiva.

Após a leitura e assinatura do termo de posse o gerente do parque, Rogério Tavares ressaltou a importância do conselho para a discussão e negociação das demandas da unidade de conservação. “O papel do conselheiro é de fundamental importância para o parque e estamos com uma expectativa muito boa neste mandato, tendo em vista os investimentos na região, que superam os 60 milhões de reais”, ressaltou.

Tavares falou também sobre a real vocação do vetor norte metropolitano e o conjunto de programas que estão sendo desenvolvidos para melhoria da região. “O conselheiro tem muitos fatores importantes, mas gostaria de ressaltar dois deles: a vocação e a paixão de todos em acreditar que estamos no caminho certo”, finalizou.

Rota Lund – Foi apresentado também, durante a solenidade de posse dos novos conselheiros, o Projeto Rota Lund. A assessora da governadoria do governo de Minas Gerais, Natascha Nunes, mostrou o andamento das obras nas três grutas onde estão acontecendo intervenções.

Segundo Nunes as obras fazem parte do Projeto Rota Lund, que integra vários órgãos governamentais estaduais e municipais. O projeto tem caráter educativo e científico e busca o desenvolvimento do turismo com sustentabilidade. Para implantação da rota estão sendo construídos centros receptivos nas três grutas, que já receberam moderna iluminação, com tecnologia LED.  O roteiro turístico da Rota Lund inclui o Museu de Ciências Naturais da PUC, o Parque Estadual do Sumidouro e as grutas de Maquiné, da Lapinha e do Rei do Mato.

A assessora da governadoria ressaltou também o trabalho realizado, na última semana, por 10 consultores internacionais da Organização Mundial de Turismo (OMT). O grupo realizou visitas técnicas nas áreas que abrangem o Projeto Rota Lund, com o objetivo de desenvolver projetos e alocar recursos para o turismo na região.

A iniciativa é pioneira no Brasil e contou também com a assessoria de profissionais das áreas de turismo, marketing, arquitetura e administração de diversas partes do mundo como Espanha, França, Andorra e Reino Unido. Participaram também estudantes da PUC Minas das áreas de turismo, direito e arquitetura, que, entre outras atividades, farão uma pesquisa de demanda no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN)

De 08 a 27 de setembro, os voluntários realizaram levantamentos da oferta turística, pesquisas de demanda atual e potencial, entrevistas com a comunidade e órgãos oficiais. Segundo Nunes, no máximo em três meses, será apresentado o relatório elaborado pela equipe e um plano estratégico de desenvolvimento turístico para o Circuito das Grutas com o objetivo de aumentar o fluxo turístico em Belo Horizonte e na região que abrange o Projeto Rota Lund.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.