Projeto irá diagnosticar demanda por capacitação para gestão integrada de recursos hídricos

Equipe de pesquisadores do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo apresentou a representantes das gerências do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) o resultado do estudo para diagnóstico de demanda e oferta de capacitação e extensão tecnológica para a gestão integrada dos recursos hídricos nas cinco regiões administrativas do país.

O projeto, que recebeu o nome de Rede Yara, tem como objetivos identificar a demanda e oferta de capacitação e extensão tecnológica, nos níveis médio e superior de ensino em todas as regiões do Brasil e propor o formato ideal de uma rede nacional de capacitação para a gestão dos recursos hídricos.

De acordo com as pesquisadoras Natássia Bonini Vidas e Raquel Izidoro, que participaram do desenvolvimento do projeto e estão visitando várias cidades do Brasil para divulgar os resultados, a Rede Yara poderá ser um instrumento efetivo na promoção da capacitação para o melhor gerenciamento das águas nas diversas instâncias. “Estamos trabalhando na divulgação da Proposta da Rede. Durante a pesquisa, tivemos o apoio da Agência Nacional das Águas (Ana) e do Ministério do Meio Ambiente, fundamentais para a estruturação e funcionamento do sistema”, ressalta Natássia.

Segundo Raquel, as visitas pretendem fomentar o diálogo sobre a falta de comunicação entre os gestores das águas e as instituições de ensino. “A princípio, as universidades e os institutos federais irão oferecer a capacitação para as pessoas que trabalham com a gestão das águas nas instâncias de governo”, explica.

A coordenadora do Núcleo de Apoio aos Comitês de Bacia do Igam, Lílian Domingues, complementa que a demanda pode vir dos gestores. “Com a Rede funcionando, poderemos demandar as áreas prioritárias para a capacitação”, conclui.

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.