Reunião do Fórum Mineiro dos Comitês destaca programação da Semana das Águas

Esta é a 12ª edição da Semana da Água em Minas Gerais. Ainda durante a solenidade os novos membros do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) dos Rios Mogi Iguaçu e Pardo foram empossados.

Minas tem 36 CBHs criados, destes 29 fazem estavam presentes nesta reunião do Fórum Mineiro de CBHs. O coordenador geral do Fórum, Wilson Shimizu, ressaltou o bom momento para gestão de recursos hídricos e destacou a receptividade e diálogo com o Estado. “Ainda temos um grande desafio, mas a missão do Fórum é promover a interatividade entre os CBHs e ajudar a construir políticas de gestão que atendam a todo o Estado”, explicou Shimizu.

O prefeito de Poços de Caldas Paulo Cesar Silva participou da solenidade e destacou que “o grande desafio é atender à comunidade sem prejudicar o meio ambiente”. O presidente do CBH Mogi Iguaçu Pardo, Antônio Carlos Sales, um dos anfitriões do evento, explicou a importância de ações como as dos CBHs e do Fórum, “cada ação é uma semente plantada em prol da preservação ambiental”, ressaltou Sales.

Os avanços na gestão de recursos hídricos no Estado foi destaque na fala da diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Izabel Pedrosa de Melo. “Os avanços na gestão de águas em Minas se devem, principalmente, ao apoio do Governo que tem priorizado a melhoria da qualidade ambiental”, ressaltou a diretora, que explicou ainda que o grande desafio é envolver a sociedade e aumentar a participação popular na gestão de recursos hídricos.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, apresentou um panorama da gestão das águas no Estado, com base no mapa da qualidade das águas divulgado durante esta semana e destacou a melhoria da qualidade e a necessidade de mais ações para aumentar os índices de qualidade da água. O secretário ressaltou também a responsabilidade dos membros dos CBHs na gestão de recursos hídricos.

Rede Mineira de Comitês

Na cerimônia foi lançada também a Rede Mineira de Bacias Hidrográficas. Esse novo ambiente virtual será um espaço para debates, troca de experiências, publicação de notícias, elaboração de documentos e divulgação de eventos referentes à gestão das águas no Estado. A ferramenta está sendo apresentada durante a reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacia Hidrográfica.

O acesso à Rede Mineira é livre e todos os internautas podem consultar blogs, fóruns de discussão, informações e documentos pelo endereço http://redemineira.igam.mg.gov.br/.  Para participar de outras atividades, como criar e participar dos fóruns, apresentar ou aderir a proposições, postar nos blogs, criar grupos e participar da construção coletiva de documentos, o visitante deve se cadastrar, tornando-se um membro.

Para a diretora de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia do Igam, Luiza de Marillac Camargos, a Rede amplia o diálogo entre o Estado e a sociedade, e entre a sociedade e os comitês de bacia. “Esse novo espaço de interação permite às pessoas conhecerem, trocarem experiências e construírem uma rede de informações sobre o tema água”, complementa. A ferramenta é gerenciada pelo Igam e um produto do projeto estruturador Governo Eletrônico, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Além da rede macro, que abrange as discussões em todo o Estado, os membros dos Comitês podem participar de grupos específicos de sua bacia hidrográfica. Os grupos serão administrados de forma compartilhada pelo Igam e o respectivo comitê, que é um órgão colegiado, composto por representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil, e responsável pela gestão local das águas.

Expedição Mucuri

Foi lançado o livro Expedição Mucuri, uma coletânea de informações que mostram a realidade da Bacia do Rio Mucuri. A organizadora do livro, Alice Godinho, explicou que o sucesso de um CBH está ligado ao seu conhecimento e à participação da sociedade, daí a importância desta obra.

Durante o lançamento o secretário Adriano Magalhães anunciou que está sendo estudada a possibilidade de criação de uma Unidade de Conservação (UC) na região da Bacia do Rio Mucuri para preservação da nascente deste que é um importante manancial para população do Vale do Mucuri.

Renata Fernandes
Ascom/ Sisema