60ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas - CBH rio das Velhas, realizou sua 60ª reunião ordinária no dia 15 de julho de 2011, em Ouro Preto.O evento iniciou-se com uma visita às nascentes do rio das Velhas, no Parque Natural Municipal das Andorinhas, local onde está instalado o Centro de Referência da Bacia do Rio das Velhas - “Nascentes”.

A reunião ordinária estava marcada para 14h, no Hotel do Teatro. Estiveram presentes para coordenar a reunião o Presidente do Comitê, Rogério Sepúlveda (Instituto Guaicuy/SOS Rio das Velhas) e o vice-presidente Ronald de Carvalho Guerra (Pref. Mun. Ouro Preto). A reunião contou ainda com a presença dos membros titulares e suplentes do CBH rio das Velhas, além da Diretoria da AGB Peixe Vivo, equipe de mobilização do CBH rio das Velhas, da AGB Peixe Vivo, representantes de prefeituras da Bacia e outros convidados.

Um dos pontos importantes da reunião foi a assinatura do Protocolo de Intenções, que visa estabelecer convênios de cooperação técnica para viabilização de planos, programas, projetos e ações de saneamento ambiental na Bacia Hidrográfica do rio das Velhas. O Protocolo foi celebrado entre o Governo do Estado de Minas Gerais / Projeto Estruturador Meta 2014 / SEMAD, a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas - CBH rio das Velhas e a Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo - AGB Peixe Vivo.

Destaque da pauta:

Entre os itens discutidos na reunião, que teve assuntos diversificados, destaques para:

- Apresentação do histórico do Comitê e da Agência AGB Peixe Vivo e as novas perspectivas após a implementação da cobrança, pelo Sr. Alberto Simon - Coordenador Técnico da AGB Peixe Vivo;

- Projeto Estruturador Rio das Velhas/Meta 2014 na visão do Governo de Minas - Ilmar Bastos, Assessor Especial do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais;

- Apresentação sobre as possibilidades de parcerias entre o CBH Rio das Velhas, municípios e a FUNASA. - Sr. Sérgio Abucater - Coordenador do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica;

- Apresentação do Sr. Alex Fabiano (Ministério das Cidades) sobre os Principais Programas envolvendo o Saneamento Básico;

- Apresentação da proposta de Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio das Velhas - aproximação entre Comitê e Municípios - Rogério Sepúlveda - CBH rio das Velhas;

- Assinatura do Protocolo de Intenções celebrado entre o Governo do Estado de Minas Gerais / Projeto Estruturador Meta 2014 / SEMAD, a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas - CBH rio das Velhas e a Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo - AGB Peixe Vivo, visando estabelecer convênio de cooperação técnica para viabilização de planos, programas, projetos e ações de saneamento ambiental na Bacia Hidrográfica do rio das Velhas.

Fonte: AGB Peixe Vivo