Comitê de Bacia assina protocolo para formação de Consórcio Intermunicipal

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari assina na próxima quarta-feira (16/05), às 14 horas, na sala 6, 14º andar, Prédio Gerais da Cidade Administrativa, um Protocolo de Intenção para formação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável.

O Consórcio Intermunicipal será constituído pelos municípios de Perdizes, Pedrinópolis, Nova Ponte e Santa Juliana e tem como objetivo a busca pela gestão adequada dos recursos hídricos, reduzindo assim os problemas ambientais regionais no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.

Os consórcios intermunicipais são entidades que reúnem municípios interessados em realizar ações conjuntas para a resolução de problemas comuns. "A união entre os municípios pode ampliar e efetivar as ações propostas pelo Comitê, fortalecendo a política de gestão das águas na bacia", disse a diretora de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia, Luiza de Marillac Moreira Camargos.

Bacia Hidrográfica do Rio Araguari - A bacia do Rio Araguari compreende uma área de 22 mil km², abrangendo 20 municípios. Está localizada no Oeste do Estado de Minas Gerais e sua maior porção territorial insere-se na mesorregião geográfica do Triângulo Mineiro.

O Rio Araguari nasce no Parque Nacional da Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, e percorre 475 Km até a sua foz no Rio Paranaíba, sendo um dos afluentes do Rio Grande, que integra a Bacia Transnacional do Rio Paraná.