CBH Preto e Paraibuna promove seminário sobre aproveitamento de resíduos rurais

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Preto e Paraibuna (CBH Preto e Paraibuna) promoverá, no dia 24/05, o 1º Seminário Regional Instalações Rurais e Aproveitamento de Resíduos. O evento acontecerá em Juiz Fora, na Zona da Mata Mineira, de 13h às 17h30 , com o apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema). As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

De acordo com presidente do comitê, Paulo Afonso Valverde Junior, o objetivo do seminário é apresentar e discutir soluções para o aproveitamento dos resíduos rurais, visando a melhoria da qualidade de vida da população rural e a proteção dos recursos hídricos. “Com o evento, pretendemos contribuir para fortalecer a articulação entre instituições e profissionais que trabalham com resíduos rurais e difundir informações acerca de tecnologias existentes para viabilizar a gestão de resíduos nessa área”, complementa.

No evento, Paulo Afonso discutirá a gestão das águas na bacia dos rios Preto e Paraibuna. Na sequência, o gerente de Resíduos Industriais e da Mineração da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira Brandão, apresentará as diretrizes das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos e o representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Paulo Roberto Vieira Corrêa, abordará a construção de fossas sépticas adaptadas às condições das comunidades rurais. O representante do Centro de Pesquisas de Biomassa da Alemanha (DBFZ), Jens Giersdorf, encerra as apresentações com a discussão sobre produção de biogás a partir de resíduos agrícolas.

Outras informações sobre o seminário podem ser obtidas no Comitê dos rios Preto e Paraibuna pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (32) 3239-1404.

Serviço:
1º Seminário Regional Instalações Rurais e Aproveitamento de Resíduos.
Data: 24 de Maio de 2012 (quinta-feira)
Horário: 13h as 17h30
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora - Rua Braz Bernardino, 59, Centro, Juiz de Fora/MG.