Reuniões públicas subsidiam cobrança pelo uso da água na bacia do Rio Pará

O Comitê de Bacia do Rio Pará (CBH – Pará), com o apoio técnico do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da AGB Peixe Vivo, entidade equiparada às funções de agência de bacia, realiza nos próximos dias 30/05, 13/06 e 20/06, reuniões públicas que subsidiarão o processo de cobrança de uso da água na bacia do rio Pará. Os encontros acontecem respectivamente nos municípios de Pompeu, Passa Tempo e Divinópolis.

As reuniões têm como objetivo abrir espaço para que a sociedade possa contribuir com sugestões no processo de cobrança pelo uso da água na bacia. O Comitê do Rio Pará está em fase de montagem da Deliberação Normativa (DN), que detalha a cobrança na região, como os valores a serem calculados para as indústrias e para os agricultores, por exemplo. Posteriormente, a DN será apresentada em reunião plenária do comitê, cabendo ao próprio CBH do Pará deliberar sobre o assunto.

Uma série de reuniões das Câmaras Técnicas do Comitê já foi realizada para discutir as metodologias, assim como reuniões setoriais para ouvir as contribuições dos diferentes segmentos de usuários de água.
Bacia do Rio Pará – o Rio Pará nasce na serra das Vertentes, no município de Resende da Costa. A bacia representa uma das mais importantes da bacia do Rio São Francisco e abrange 38 municípios.

A principal cidade da região é Divinópolis, com mais de 200 mil habitantes, seguida de Itaúna e Pará de Minas.

Reuniões públicas sobre a cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio Pará

PRIMEIRA REUNIÃO - Baixo Rio Pará
Dia:
30 de maio
Local: Câmara Municipal de Pompéu (Rua Capitão Olímpio, 177, Centro - Pompéu - MG)

SEGUNDA REUNIÃO - Alto Rio Pará
Dia: 13 de junho - Alto Rio Pará
Local: Centro Pastoral São José (Rua Antônio Gurgel, S/N, Centro - Passa Tempo - MG)

TERCEIRA REUNIÃO - Médio Rio Pará
Dia:
20 de junho - Médio Rio Pará
Local: FIEMG Divinópolis (Rua Engenheiro Benjamim de Oliveira, 144 A, Esplanada, Divinópolis - MG)